Post Reply Free, o precursor do Moe reverso?
10050 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M / Recife
Offline
Posted 7/7/13
Olá pessoal ^^ Fiz um humilde post no meu Blog, falando sobre Free, vou deixar o texto abaixo e o Link do post no Blog no final xD quem puder comentar e dar sua opinião sobre o assunto, eu agradeço ^^



Como é de conhecimento público, neste mês de Julho, se iniciou a temporada de verão dos Animes e com ela trazendo não só mais um sucesso entre o público Otaku, mas também, uma grande polêmica: Será Free o precursor do Moe reverso?

Este ano a denominação "Moe" tem levantado bastante discussões no mundo Otaku, tanto em Blogs e Sites do nosso país tupiniquim como em outros de terras gringas, um bom exemplo de uma dessas discussões aconteceu a um tempo atrás no Podcast, Mangá² do Blog Mangatologia, que abordou o tema de uma maneira bem introdutiva e construtiva fora as outras toneladas de Blogs e sites que você pode encontrar com o velho tio Google. Bom, o Anime Free era apenas mais um comercial criado pelo estúdio KyoAni que tem um portfólio cheio de Animes com características, Moe, basicamente o KyoAni aplicou características de seus trabalhos anteriores a este comercial, que foi feito simplesmente para atrair o público feminino.

Em meio a divulgação do comercial houve uma grande comoção do público Otaku, principalmente da parte feminina, o que fez o KyoAni perceber rapidamente que talvez acabará de "criar" ou "enraizar" uma nova vertente do Moe, fazendo com que, fosse anunciado um Anime intitulado: Free! - Iwatobi Swim Club.

Muitas polêmicas e expectativas puderam ser sanadas na estreia do primeiro episódio de Free!



Primeiramente devo dizer que não sou fã de Moe, e vi o primeiro episódio do Anime por causa da polêmica, peculiaridade e popularidade ao qual ele esta envolvido. Ninguém pode negar o quanto a animação é bela, mas o que chama mais atenção no inicio do episódio é a relação que o protagonista tem com a aguá, é algo que se diferencia dos demais Animes/Mangás de esportes, mas infelizmente pela forte presença do Moe, clichês e Fan services, voltados para o público feminino, eis que esse diferencial parece morrer rapidamente e logo se transforma no simples fato clichê em que o personagem principal só prática o esporte por prazer, e que o "coitadinho" é obrigado a competir.

"Com 10 anos, te chamam de prodígio. Com 15 anos, te chamam de gênio.

Assim que você completa 20, você é somente uma pessoa comum."



Os personagens que apareceram até o momento, são bem clichês, em alguns momentos parece até um Ouran Host Club da vida, eles podem melhorar com o passar dos episódios e principalmente se o quinto integrante do grupo for alguém totalmente novo na vida dos garotos, o que pode sim acarretar numa mudança comportamental que o grupo teve nesse primeiro episódio. A Opening e Eding, não são espetaculares, mas também não são ruins... como posso dizer? Hum.. são aceitáveis ^^


Finalizando o post, devo concluir que sem dúvidas a KyoAni acaba de se tornar a precursora do que podemos chamar de "Moe reverso", e dizer para todas as otakus que este Anime foi feito para vocês, e que sem dúvidas, virão muitos desse tipo. O mercado feminino em nosso mundo otaku está em grande crescimento e Free é a prova disso, não sei se irei continuar a acompanhar o Anime, pois não faz nem um pouco o meu tipo.

Espero que todos tenham gostado do post, e agora é com vocês: Free é o precursor do Moe reverso? O que vocês acham?

Link do Post: http://www.inmyworld.net.br/2013/07/no-topo-da-lista-free-o-precursor-do.html
3288 cr points
Send Message: Send PM GB Post
22 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 7/7/13 , edited 6/20/15
Free é um K-on para garotas...
24429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 7/7/13 , edited 7/7/13
Primeiramente, o mais importante a dizer é: QUALQUER OPINIÃO AQUI EMITIDA, BASEA-SE APENAS EM UM EPISÓDIO, PORTANTO, É CEDO DEMAIS PARA DIZER SE ESTÚDIO X OU Y É OU NÃO PERCURSOR DE ALGUMA COISA.

Vamos lá...

Vou ser bem sincero: realmente é inegável o fato de que a animação e o character design seja excelente, porque são, isso é fato!

Quanto ao OP e ED: cara, na boa, não querendo ser chato, mas discordo totalmente, achei ambas bem empolgantes, aquele tipo de música que você ouve minutos antes de entrar em uma competição (seja lá qual esporte for).

Quanto a motivação do personagem: todo anime de esporte é assim, primeiro você pratica porque gosta, depois vai competir. Isso não é clichê, isso é a VIDA, porque na vida é assim, ou estou enganado? (Salvo as exceções de quando o cara pratica um esporte por causa de algum problema de saúde ou pra atrair uma garota, o que, diga-se de passagem, isso sim é clichê).

Agora, fan service Moe e Yaoi, tem? Tem! Seria idiotice minha dizer que não há, mas esse fanservice é tão pouco e tão leve que nem me senti encomodado (e olha que sou bem chato nesse aspecto). Poxa, às vezes vejo o pessoal descendo o cacete nesse anime dizendo que é "baitolagem total" ou "anime de viado", e isso é muito injusto. Primeiro porque quem fala isso, com certeza não assistiu ao anime (vejo que não é o seu caso). E segundo que se juntar todo fan service de Moe/Yaoi do primeiro episódio, não dá nem 20 segundos, não chega a ser nem 1% do episódio inteiro. Às vezes, vejo, em outros blogs, um pessoal dizendo que se sentiu encomodado ao ver o anime. MEO DEOS!!! Na boa? Vamos ser francos. Um cara que se sente internamente encomodado com VINTE SEGUNDOS de fan service, esse cara tem problemas, sério, ou o cara tem medo que esses 20 segundos dispertem nele uma paixão avassaladora por outros do mesmo sexo, ou ele é tipo aqueles Skinheads que batem em viado na rua mas todos sabem o que eles fazem entre quatro paredes e na academia.

Eu estou longe de ser um fan de Moe/Yaoi, NUNCA! Mas uma coisa é você não gostar de um estilo, outra coisa é você ficar em frenesi interior por causa de 15 segundos de Moe, né. E outra, mesmo que esses 20 segundos fosse fanservice PESADO de Yaoi, mesmo assim, 20 segundos não são suficientes para caracterizar um gênero de um anime como Yaoi. Seria o mesmo que dizer que Death Note é comédia só porque tem uma piada.

Vale lembrar, que esse minha opinião de bosta, é referente apenas ao primeiro episódio, e não me responsabilizo se no segundo episódio o anime virar um "swing homossexual", mas, de fato, 90% das opiniões dadas sobre Free! são injustas até o momento, o que não é o seu caso, afinal você assistiu ao anime e deu sua opinião muito bem enbasada.

Particulamente, vou continuar acompanhando a série. Tem potencial e muita coisa a ser explorada, já que não me lembro de nenhum outro anime sobre natação. Se ficar nesses 20 segundos de fan service por episódio, pra mim, está ótimo. O grande problema é se no decorrer da história, a natação ficar em segundo plano e a relação dos personagens em primeiro plano, porque aí sim seria um problema pois deixaria de ser um anime de esporte pra virar um, sei lah, "slice of life"?!
26223 cr points
Send Message: Send PM GB Post
23 / M
Offline
Posted 7/7/13
Não assisti o primeiro episódio, então vou falar apenas do "Moe reverso". Discordo que Free seja um precursor disso, você mesmo citou Ouran em que o foco do anime é realmente esse. Não faltam exemplos de outros animes com bishounens ou com algum apelo às fujoshis (Fruits Basket, Arcana Famiglia, Vampire Knight, Uta no Prince-sama...), então não acho que a KyoAni tenha inovado em alguma coisa, caso esse seja o foco do anime.

Também acho que existe muito mimimi por causa do Moe, a maioria dos animes tem algum Moe e Free não é exceção. Quem não suporta isso, vai ter que se contentar com os poucos animes que não tem, porque uma grande parte do público otaku vai querer que o Moe continue.

PS: acho a qualidade de animação do KyoAni excelente, mas eles podiam ser mais criativos no character design. O rosto desse cara com olho azul tá igual o do Oreki, de Hyouka

10050 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M / Recife
Offline
Posted 7/7/13
LucasRey concordo plenamente com vc sobre as pessoas que se incomodam com o fan service de free, tipo eu vou continuar vendo, mas como falei no post pode ser que eu pare pois nao faz meu estilo e tals, por diversos fatores, espero que a nataçao seja melhor trabalhada xD valeu pela opiniao man o/
10050 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M / Recife
Offline
Posted 7/7/13
Renanonetto, cara eu entendo que o moe esta inserido em diversos animes e mangas e sei que free nao é o primeiro a usa-lo de maneira reversa. Mas na minha opiniao acabei usando apalavra precursor, porque acho que free acaba de firmar de vez a existencia desse moe reverso, mesmo ele ja existindo de certa forma rsrsrrs o parte do grande publico otaku conhecerá o moe reverso usado de maneira tâo explicita por conta da popularidade e polemica que free esta causando. Bom, espero que tenha me entendido kkkkk e desculpem os erros de portuga nos coments, é que to comentando pelo tablet D: dai é ruim demais rsrsrrsrsrs
26223 cr points
Send Message: Send PM GB Post
23 / M
Offline
Posted 7/7/13
Hiei182, nisso eu concordo com você, é possível que a visibilidade de Free (até por ser da KyoAni) aumente a popularidade desse gênero e faça com que mais animes com esse mesmo estilo apareçam. Vai depender do volume de vendas dos Blu-rays.
24429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 7/7/13 , edited 7/7/13
Hiei182 , concordo com você quanto a Free! ser o "novo" carro-chefe de Moe reverse. Realmente fazia muito, mas MUITO tempo mesmoq ue não via um anime causar tanta polêmica assim (o que é engraçado já que há outros animes anteriores muito mais Moe do que Free!). Acho que a polêmica está sendo causada porque houve grande espectativa pelo anime, os PVs mostram um design animal, que chama muito a atenção, daí acredito que muitos foram assistir ao anime por causa disso e, no final, viram que tinha algo de Moe nele, daí surgem polêmicas e discussões. Concrodo que Free! está amadurecendo o Moe reverso no mundo otaku, mas acredito que ainda será necessário mais animes de expressão para tal, pois como dissemos, Free! tem bem pouco Moe/Yaoi em seu interior.

E realmente, eu quero animes de esportes. Se Free! se focar na natação, será sucesso, caso contrário, será fracasso (igual aqueles animes em que muito se espera para depois não ter nada, tipo final de Lost, manja? Hahahaha) e se tornará apenas uma lembrança de um anime que PODERIA ser bom. Se essa segunda alternativa aocntecer, será uma pena, pois estaria fadando ao fracasso qualquer outro lançamento de esporte sobre natação durante anos, e demoraria muito tempo até surgir outro de tema natação.
Redator de Notícias
33471 cr points
Send Message: Send PM GB Post
28 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 7/7/13 , edited 7/7/13
Eu assisti o primeiro episódio também por curiosidade e pela tamanha polemica que esse anime tem causado.

Estamos acostumados a ter toneladas de animes Ecchi, Moe, sem nenhum conteúdo (apenas peitos!) estreando em TODAS as temporadas, a grande maioria desses animes é totalmente descartável, e eu simplesmente ignoro, é claro que também existem as boas exceções, como: Ore no Imouto, Kotoura-san e o excelente Oda Nobuna no Yabou (assistam isso, tem aqui no crunch e é muito bom). Isso só para citar alguns recentes que assisti, e tem também as grandes bombas como: Queen's Blade... e a recente bomba Date a Live.

Agora esse Ecchi / Moe inverso, já existia antes, o renan já citou alguns exemplos acima, muitos animes baseados em shoujo são assim, e alguns deles são bons, mesmo tendo esse fanservice yaoi, da para você curtir o anime sem se incomodar, exemplos disso são o próprio Fruits Basquet, Sakura Card Captors e Hiiro no Kakera.

Free! parece querer se encaixar nessa proposta, eu realmente tinha desistido de ver o anime logo após a primeira cena, onde um cara vai buscar o outro na banheira de casa... e logo depois a cena do avental que foi bem forçada e desnecessária na minha opinião. Mas que seja, depois fui lá e vi o epi completo.

Tudo que podemos ver o episódio inteiro é aquele muleque loiro irritante, soltando as frangas o tempo todo, é um personagem completamente genérico e descartável assim como o outro cara de cabelo marrom... o único personagem que presta é o protagonista. O de cabelo roxo que retorna como um badboy depois de morar anos no exterior, é um antagonista clássico de animes de esporte, você vê isso em praticamente qualquer anime do gênero, o "velho amigo que virou rival".

Mas realmente não gostei do primeiro episódio, não só pelo fan-service, mas pelo conteúdo apresentado como um todo.

Tipo, o primeiro episódio de um anime de esporte tem que ser empolgante! Veja Kuroko no Basket, o primeiro epi é muito bom, mas agora esse de Free! não me agradou em nada...

É claro que em termos técnicos, animação, trilha sonora, abertura e encerramento, tudo isso é de grande qualidade, lembrem-se que estamos falando da KyoAni.

Vou ver mais um epi pra ver qual caminho vão seguir, se o fan-service for moderado e rolar um anime de esporte legal, pode ser bom, caso o fan-service seja muito explorado e não foquem nas competições e talz, dai vou dropar certamente.
3288 cr points
Send Message: Send PM GB Post
22 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 7/7/13 , edited 7/7/13
O preconceito contra Free! não é nem por ele ter isso,é pela reação completamente descontrolada das Fujoshi,ecchi sempre tem,mas eu juro,nunca vi um cara reagir ao ver uma calcinha como elas reagem ao ver uma barriga,*OMG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*,as fujoshi que criaram esse maior preconceito contra os animes como Free! que nem teve nada d+ nesse epi,e vou ver +2 epi,se for um anime de esporte eu continuo vendo,mas se for apenas um K-on invertido caio fora.

Não to defendendo ecchi nem nada,mas eu juro,nunca vi um cara reagir como elas reagem,já viram o trailer da segunda temporada de Kuroko no Basket?É isso que me refiro.

http://www.youtube.com/watch?v=JMtWTGnLxxY

Sobre o anime,teve mts fala com duplo sentido Yaoi,viadagem,fã-service,belas ost,bonita animação,personagens estranhos e genéricos,pra minha surpresa teve garota no anime,uma historia com algum potencial,vamos ver como se desenvolve.
Redator de Notícias
33471 cr points
Send Message: Send PM GB Post
28 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 7/7/13 , edited 7/7/13
Já fizeram uma versão feminina para Free! olha só:

24429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 7/7/13
Hahahahaha, os caras não perdem tempo.
578 cr points
Send Message: Send PM GB Post
21 / M
Offline
Posted 7/7/13 , edited 7/7/13

Galanzer wrote:

O preconceito contra Free! não é nem por ele ter isso,é pela reação completamente descontrolada das Fujoshi,ecchi sempre tem,mas eu juro,nunca vi um cara reagir ao ver uma calcinha como elas reagem ao ver uma barriga,*OMG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*,as fujoshi que criaram esse maior preconceito contra os animes como Free! que nem teve nada d+ nesse epi,e vou ver +2 epi,se for um anime de esporte eu continuo vendo,mas se for apenas um K-on invertido caio fora.

Não to defendendo ecchi nem nada,mas eu juro,nunca vi um cara reagir como elas reagem,já viram o trailer da segunda temporada de Kuroko no Basket?É isso que me refiro.

http://www.youtube.com/watch?v=JMtWTGnLxxY

Sobre o anime,teve mts fala com duplo sentido Yaoi,viadagem,fã-service,belas ost,bonita animação,personagens estranhos e genéricos,pra minha surpresa teve garota no anime,uma historia com algum potencial,vamos ver como se desenvolve.


Cara eu juro....essas garotas são loucas,cara parecem aquelas fãs de Justin Biber e One direction q n fazem + nd a n ser fazer sejá lá o q elas façam, cara essas garotas piram + vendo uma barriga do q eu vendo um strip da akeno O.o
OPÁAAAAAAAAAAAA........ versão invertida de Free!, é quem sabe agora eu vá ver.;......."se é q me entende"


Lu Bu not approved this anime
Springtime Moderator
25576 cr points
Send Message: Send PM GB Post
22 / M / Ág. Santas, Portugal
Offline
Posted 7/7/13

renanonetto wrote:

PS: acho a qualidade de animação do KyoAni excelente, mas eles podiam ser mais criativos no character design. O rosto desse cara com olho azul tá igual o do Oreki, de Hyouka


Oreki!!

Mas não vejo grandes semelhanças entre ele e o Haruka, nem por isso. Acho que os dois têm traços um pouco diferentes, principalmente o queixo: o do Haruka é bem mais pontiagudo. Porém, há definitivamente algumas semelhanças na aparência das personagens, aliás, o design é feito pela mesma pessoa de Hyouka, Nishiya Futoshi.

De resto, não vou comentar no tema. Para além de já terem sido dados diversos argumentos bons, a minha opinião não seria imparcial!
Interstellar Hunter
Skarz 
31155 cr points
Send Message: Send PM GB Post
20 / M / Pelotas - Brasil
Online
Posted 7/7/13
Eu já tinha postado em algum outro tópico, sobre como gosto de animes de natação.
E não, não sou homossexual ou qualquer coisa do tipo, sou heterossexual, e não vejo por que não assistiria um anime como Free! com medo de "manchar" minha masculinidade, não tenho mais 15 anos, a minha mente não é fechada a ideias pequenas e preconceitos idiotas. Free! tem uma história bacana (pelo que o primeiro episódio leva à entender)? Sim.
Se vocês forem comparar com uns ecchis que existem por aí, tem alguns que as meninas ficam apertando os próprios seios durante conversar, falando sobre os tamanhos deles, etc... Creio que em Free! nós não veremos os meninos comentando sobre o tamanho de seus pênis, ou seja, não dá para comparar com um ecchi.
Na minha concepção, Free! é apenas um anime normal, com algumas frases de "duplo sentido" que tornam o anime engraçado.
Com toda certeza, acompanharei o anime, e já estou criando grandes expectativas em cima dele.
You must be logged in to post.