Post Reply Temporada Outono 2013 - Impressões Finais
24427 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 12/21/13
É isso aí, pessoal. Alguns animes já chegaram ao seu fim e, como de costume, que tal discutirmos um pouco sobre o final dessa temporada? Falarmos um pouco sobre os animes que assistimos, qual dropamos, qual foi o melhor, o pior e as nossas opiniões gerais sobre a temporada de Outono e, por que não, expectativas para a próxima.

Comecemos...

Primeiro Escalão:

- Hajime no Ippo: não há o que dizer de mal sobre esse anime.Como em suas temporadas anteriores, foi excelente. Lutas, animação, tensão, crescimento dos personagens, trilha sonora... tudo impecável. Está no meu TOP10 de animes fácil fácil. Sou fan.

- Yowamushi PEDAL: esse anime surpreendeu muito. Por um momento eu quase não o vi; mas que bom que acabei assistindo. Falo sobre ele o mesmo que falei sobre Hajime no Ippo: impecável. Mas tenho que destacar a originalidade do character design desse anime. É simplesmente demais, diferente de tudo que já havia visto; conseguiu fazer personagens marcantes sem precisar de exageros no traço. Outros dois pontos fortes: trilha sonora e carisma do personagem principal.

- Ace of the Diamond: mesma coisa que os outros dois acima. Só acho que ele deveria, em algum momento, ter mostrado melhor a origem do Eijun Sawamura (personagem principal) e, principalmente, falar mais sobre suas motivações, porque até agora, ele nada mais é do que um colegial jogando baseball, diferente de Hajime no Ippo em que o Makunouchi tem todo um contexto e motivações do porquê ele se tornou um lutador de boxe, e também diferente de Yowamushi PEDAL que logo de início mostra o como e porque Onoda Sakamichi resolve virar um ciclista. De resto, está impecável como os outros.


Segundo Escalão:

- Nagi no Asukara: esse foi fantástico. Anime bonito, história linda. O conflito de emoções entre os personagens é muito bom (apesar de eu achar que eles são jovens demais para terem esse tipo de conflito emocional e isso não ser muito bom para minha imersão no anime). Todos os personagens são cativantes, estou tocendo por eles e que tudo dê certo. A mitologia criada entre o povo da água e o povo da superfície também é bem original, gostei bastante.

- Gifuu Dou Dou: Kanetsugu to Keiji: esse anime é realmente estranho (no bom sentido). É a PIOR animação e o PIOR character design que já vi na minha vida toda. Mas em compensação é a narrativa mais foda que já vi. Conta brilhantemente parte da história do Japão, sabe contar de uma forma que nós, ocidentais, possamos entender perfeitamente (já que a história de países orientais sempre pareceram confusas para mim). Conta a história de forma magistral. É claro que, como obra de entretenimento, muito alí é ficção, mas diferentemente de Rurouni Kenshin, por exemplo, onde há mais ficção do que verdade, em Gifuu Dou Dou há mais verdade do que ficção. Se você quiser um anime cultural, esqueça seu traço horroroso e assistá-o, mas se você quer um anime cheio de lutas de samurai, esqueçá-o, pois Gifuu Dou Dou Kanetsugu to Keiji é todo baseado na conversação dos personagens.


Terceiro Escalão:

- Galilei Donna: esse foi outro anime que quase não vi. Tem uma boa história e um plot fantástico. Quando as coisas começam a se revelar, você fica de boca aberta. Mas está no terceiro escalão por ter diversas falhas, na minha opinião. Uma delas é a busca dos pergaminhos: ora bolas, a coisa mais legal que poderia ter nesse anime, que é a aventura em buscar os pergaminhos de Galileu Galilei, muitas vezes nem é mostrado; quando você vê, de repente, as personagens já estão em uma cidade qualquer tirando um pergaminho debaixo de uma pedra, pô, não mostra nada: como aquele pergaminho foi parar lá? Por que ele está lá? Como elas desvendaram a dica de que dizia que o pergaminho estaria naquela cidade? Nada. Muito disso não é mostrado, o que, na minha humilde opinião, acabou por eliminar o que o anime teria de melhor: o mistério, a aventura. Lá pelo meio da série, eu pensei em dropá-lo, mas não, segui em frente e não me arrependi. O final é digno e o contexto temporal em que todo o plot do anime ocorre é muito inteligente. Recomendo só se você não tiver nada melhor para ver.


Melhor da temporada: Hajime no Ippo
Surpresa da temporada: Yowamushi PEDAL
Pior da temporada: Galilei Donna

Se tem um gênero que eu gosto é: esportes. Dificilmente não gosto de uma anime de esporte. Adoro aprender sobre o esporte em questão: técnicas, regras, como funcinam as competições daquele esporte, qual os materiais usados, quais são as categorias e etc. Sempre há também aquela tensão, sempre há a superação, sempre há o crescimento do personagens não só como atleta mas como pessoa também, e não tem como não gostar de tudo isso. Coloque nisso tudo um bom character design e uma boa trilha sonora e pronto, já está preparado para ser um anime de sucesso. Os 3 títulos de esporte que eu assisti nessa temporada de outuno 2013 conseguiram se sair muito bem em todos esses quesitos.

Observação: de todos esses, apenas Galilei Donna não terá continuação. Então já tenho 4 títulos garantidos para a próxima temporada.

E qual foi a opinião de vocês sobre essa temporada?
36 cr points
Send Message: Send PM GB Post
Offline
Posted 12/21/13 , edited 12/21/13
Na minha opinião foi a melhor temporada desse ano, vários títulos de peso como: Hajime no Ippo, Kuroko no Basuke e Magi.
Além de termos algumas ótimas estreias como anteriormente dito: Nagi no Asukara e Diamond no Ace e também Golden Time e Strike the Blood.

Melhor da Temporada: Kuroko no Basuke
Surpresa da temporada: Diamond no Ace
Pior da Temporada: Galilei Donna
Manjador de Licenciamento
26389 cr points
Send Message: Send PM GB Post
21 / M / Brasil
Online
Posted 12/21/13
Nessa temporada os melhores para mim foram Magi e Log Horizion ...
Depois vem Nagi no Asukara (com uma animação tão linda, foda-se a história lol, o que não é o caso deste anime, que tem uma história razoavelmente boa) e Little Busters que tiverem uns episódios bem fodas em um mundo complicado de se entender lol.
Por eu não ter tido tempo, que ainda está bem em falta para mim, tive que dropar Kill la Kill, Strike the Blood, Arppegio e White Album 2 e outros 2 dropei também por serem bizarros que são Diabolik Lovers e Samurai Flamenco.
Ps: O Lineup da próxima temporada já está sendo montado: crunchyroll.com/lineup

Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 12/21/13 , edited 12/22/13
Vamos lá minhas impressões de final de temporada:

Nagi no Asukara: Interessante e razoável. Eu comecei a assistir ele porque me pareceu um anime bonito. Mas quase dropei nos primeiros episódios por se parecer uma versão anime com toques de fantasia de "O Meu Primeiro Amor" que até hoje passa na seção da tarde eventualmente. Mas resisti e continuei a assistir até que ele se tornou uma anime interessante a medida que os personagens vão crescendo emocionalmente.
O bom: Traços bonitos, personagens bonitos, personalidades marcantes e história interessante.
O ruim: Em certos momentos, especialmente no começo, ele se torna muito meloso a ponto de as vezes se tornar chato, além disso a parte de fantasia dele é uma viagem total. Toda a lógica subaquática deles é louca, o anime ignora praticamente tudo que conhecemos sobre a agua, a densidade, a resistência, o efeito da pressão, condutividade elétrica e vários outros aspectos. Chega ao cumulo de haver agua, dentro d`agua. Na pratica a agua parece estar lá apenas como literalmente, divisor de aguas, pois eles fazem tudo como se estivessem em terra, exceto por as vezes nadarem, as vezes os peixes passearem e por reclamarem do sal na agua.
Nota de 1-5: 3

Galilei Donna: Interessante e razoável. Eu compartilho praticamente de toda a opnião do LucasRey é um anime que eu quase dropei. Mas valeu apenas continuar assistindo, porem poderia ter focado mais em alguns aspectos como a dificuldade na busca pelos rascunhos. O problema é que o anime tinha tantos aspectos e ganchos pra tratar que precisaria de outra temporada para fazer tudo direitinho. Mas ai eu já não sei se eu iria aguentar.
O bom: A trama e a aventura, com toques de "piece of life" e histórias secundárias pra relaxar.
O ruim: Galileu desenhando um avião peixinho dourado? Tudo bem que o anime explica isso. Mas ainda é muito estranho pra mim. O anime também é relativamente curto e das 3 personagens principais só uma era interessante, a outra é uma louca por legislação e a ultima não servia pra nada.
Nota de 1-5: 3

Kill la Kill: Bom e diferente. Um dos animes mais interessante da temporada, com muita ação, um humor pervertido, traços simples porem bonitos tudo seguindo aquele estilo "Lagann" de ser.
O bom: Tem muita ação, apesar de ser uma anime non-sense, a história tem sentido, não tem muita enrrolação e é bastante divertido.
O ruim: Apesar de ser uma anime bom e interessante, é um anime que não te gera muito apego a ele, pelos episódios apesar de terem uma história continua, serem muito independentes, vc não termina eles já com vontade de assistir o próximo. O que faz com que o pessoal sem muito interesse e tempo acabe dropando ele.
Nota de 1-5: 4

Kyosougiga: Bom, bonito e interessante. O anime foi feito pra explicar o próprio ONA. Mas não deixa de ser uma anime muito legal. É muito bom de ver aquela família locona e sobrenatural se reunir, sem contar que o mundo deles é lindo e anime bastante divertido, com personagens bastante diferentes entre si. Mas muito envolventes.
O bom: Quase tudo, a animação, a diversão, a personalidade dos personagens e história por trás.
O ruim: O tamanho do anime, é consideravelmente curto, com muito flashback do ONA, com um episódio inútil das dubladoras e poucos episódios.
Nota de 1-5: 4

Strike the Blood: Razoavel. É uma anime que eu não esperava muita coisa. Mas até que se mostrou interessante. O anime tem vários aspectos bons e ruins. Mas é basicamente medíocre. Tem um pouco de tudo, acão, harém, sobrenatural, investigação, fantasia cientifica e etc.
O bom: Tem um pouco de ação, um pouco harém, um pouco de fantasia, um pouco de ficção cientifica, um pouco de sobrenatural etc.
O ruim: Tem relativamente pouca ação, pouco harém, pouca fantasia, pouca ficção cientifica, pouco sobrenatural e etc.
Nota de 1-5: 3

Yu-Sibu: Muito bom. Esse foi pra mim um dos melhores animes da temporada. Desde o inicio se mostrou interessante, fazer uma comédia romântica de um herói que interrompeu sua "carreira" porque o rei do mau (Picolo!?) morreu e teve de ir trabalhar numa loja de itens como senpai da linda e inocente filha do antigo rei do mau pra mim foi um dos auges da criatividade que ultimamente carece em todo tipo de obras.
O bom: A criatividade da história além do conceito de fundo na forma que o anime conseguiu "normalizar" a fantasia dos jogos de RPG como um mundo (quase) normal. Mas ainda permanecendo engraçado e bastante verosimilhante.
O ruim: Muito pre-visivel. Tá certo que com o tempo, depois de assistir e ler muita coisa, tudo fica um pouco assim, tanto que hoje já não importa tanto o que vai acontecer numa história. Mas como vai acontecer. Porem esse anime fica um tanto pre-visivel demais.
Nota de 1-5: 4

Log Horizon: Muito bom. Foi outro dos melhores animes da temporada. Eu comecei muito cético com esse anime, pois a primeira impressão quando o vi foi "lá vem um anime querendo se aproveitar do sucesso de Sword Art". Mas ao assisti o anime ele se provou ser muito bom, e tá valendo apenas assistir.
O bom: O anime simplesmente é interessante, com a maior parte dos personagens igualmente interessantes. O foco do anime na sociologia, política e economia de um universo que contem diversos heróis ex-jogadores online, junto com um mundo com regras diferentes, meio jogo, meio realidade com um personagem inteligente e carismático tornaram a receita deste anime maravilhosa.
O ruim: A reação dos personagens perante a terem sido transportados pro jogo e extremamente superficial. OK, eles ficam tristes e sem saber o que fazer no começo. Mas logo depois, ao invés da reação natural de "como vamos fazer para voltar" eles se focam em "como vamos fazer para upar ou se dar de bem ou ferrar com tudo por aqui".
Nota de 1-5: 4

Gingitsune: Bom. O "slice of life" da sacerdotisa que vive num pequeno tempo e é capaz de ver os espíritos sagrados é bem legal, eu relaxo bastante assistindo esse anime.
O bom: É um "piece of life" leve bem tranqüilo de assistir, sem personagens muito chatos ou disinteressantes
O ruim: Falta de emoção e de um apego maior ao sobrenatural. As raposas são praticamente coadjuvantes que ninguém além da principal e o outro descendente de sacerdote conseguem ver, eles quase nunca exercem seu poderes ou fazem algo de útil.
Nota de 1-5: 3

Noucome: Excelente. Pra mim o melhor anime da temporada. Simplesmente porque eu ri muito com ele e não achei nada de tão ruim que merecesse ser destacado. O fato de se pegar um estudante "normal" enturmar ele com as meninas mais loucas possíveis e eventualmente trola-lo com escolhas absurdas nas piores horas deixa tudo simplesmente hilário.
O bom: É uma anime de comédia de harém que tem uma coisa muito legal. O fato do personagem principal não ser um mané extremamente envergonhado ou burro. Ele simplesmente não tem escolha, literalmente, o que torna tudo muito engraçado.
O ruim: É curto. Merecia mais episódios.
Nota de 1-5: 5

Walkure Romanze: Ruim. É a tipica light novel mal adaptada para anime, onde o personagem principal não faz nada, só enche o saco. Eu só continuei assistindo por 2 motivos. Primeiro: Eu queria ver as lutas de justa. Segundo: Eu queria ver quem o principal iria escolher.
O bom: As personagens são bonitas, e o anime pra quem tem saco, te envolve um pouco no fato de vc querer saber o que acontece no final.
O ruim: Uma comédia romantica adaptada de um jogo hentai, fraca, com um personagem principal fraco, com personagens desinteressantes que seguem os mesmos clichês de sempre. Só não do nota 1 porque ele me fez continuar a assistindo (ou talvez as minhas ferias que tenha o feito).
Nota de 1-5: 2

Aoki Hagane no Arpeggio: Razoavel. Uma anime que personagens que representam armas não algo novo assim por aqui. O que torna essa anime especialmente interessante é toda a batalha naval que acontece nele e a esperteza do personagem principal que vemos aqui. Porem eu queria que este anime tivesse seguido a história do mangá, porque seria muito mais interessante.
O bom: As batalhas navais e a reação do mundo ao bloqueio de comunicação e transporte intercontinental.
O ruim: A animação em CG extremamente estranha e o fato de anime se diferenciar muito do mangá, deixando a história bem mais superficial.
Nota de 1-5: 3

Sendo assim:
Melhor da temporada: Ore no Nōnai Sentakushi ga, Gakuen Rabu Kome o Zenryoku de Jama Shiteiru
Surpresa da temporada: Log Horizon
Pior da temporada: Walkure Romanze

Obs.: Tem outros animes foram da Cruchroll bons que assisti nesta temporada como Outbreak Company, Coppelion e a segunda temporada de Freezing. Mas que como não fazem parte daqui não to afim de opinar.
Ps.: Os outros animes não opinados da temporada que estão aqui na Crunch eu não assisti ou dropei no começo.
24427 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 12/22/13
Só um adendo: impressionante como o pessoal tem falado muito bem de Log Horizon.

Infelizmente, meu limite é de 8 animes por temporada, porque mais do isso acaba ficando ruim pra mim, primeiro por não ter tempo e segundo porque eu passo a aproveitar menos dos animes que estou assistindo, e não quero assistir nada corrido, então... Mas fica o registro: só tenho ouvido elogios com relação a esse anime.
26223 cr points
Send Message: Send PM GB Post
23 / M
Online
Posted 12/23/13
Eu fiquei bem decepcionado com essa temporada, dropei quase tudo que eu comecei assistindo. No fim, essa foi a minha opinião de todos que eu assisti pelo menos o suficiente pra ter alguma ideia:

Kill la Kill: fui assistir só pelo hype mas não me agradou. É tudo bizarro demais e sem graça pra mim, mas concordo que ele deve ter satisfeito as expectativas dos fãs de Gurren Lagann. Dropado.

Gingitsune: teve um bom primeiro episódio, mas eu esperava que o anime fosse dar mais importância ao Gintarou, o que não aconteceu até onde eu vi. Dropado.

Galilei Donna: achei a proposta interessante, mas não consegui continuar assistindo. O tempo inteiro eu tinha a impressão das coisas serem muito forçadas para dar certo pras meninas, que eram personagens que não me interessavam, e isso era meio decepcionante. Dropado.

Kyoukai no Kanata: o anime começou bom e com uma animação ótima ao estilo KyoAni, mas depois que fizeram dois episódios só de fanservice seguidos eu desisti. Dropado.

Kyousougiga: esse foi um anime que só fui começar a assistir quando tava na metade, e achei bem interessante, com uma proposta legal, bons personagens e um estilo diferente de contar a história. Mas eu acabei perdendo o ânimo de continuar assistindo e parei.

Samurai Flamenco: começou como o meu favorito da temporada, mas depois de um ponto o anime muda completamente de rumo, mas ainda é uma bela homangem aos tokustatsus. Só achei uma pena não ter continuado como começou, que eu achava uma proposta bem melhor. Ainda não sei se vou assistir a segunda temporada agora.

Log Horizon: foi a minha surpresa na temporada. Nem procurei no início porque achava que era só ia seguir a fama de Sword Art Online, mas depois que gente elogiando resolvi assistir e me surpreendi. O anime tem uma pegada diferente de SAO e acabou sendo bem melhor, sem cair no erro do outro de querer transformar o jogo em um harém. Com certeza vou continuar na próxima temporada.

Sobre a temporada de inverno, só estou esperando por Gin no Saji, mas provavelmente vou dar uma olhada nos títulos que aparecerem aqui no Crunchyroll.
You must be logged in to post.