Sugestão de Leitura: Os Fantasmas do Tsunami
Posted 5/3/14 , edited 5/3/14
Todos nós sabemos muito sobre essa tragédia que afetou o Japão, mas, por muitas vezes, não conseguimos atingir a dimensão disso na sociedade japonesa. Esta matéria de Richard Lloyd Parry (parece que é editor da The Times London no Japão) me impressionou pela forma como nos conta outro aspecto deste evento. Um aspecto que não havia visto ainda. Ele relata, com todos os aspectos narrativos próprios de um jornalismo literário, como os vivos tem enfrentado o peso de terem sobrevivido e aspectos sobrenaturais que os japoneses tem enfrentado. O texto relata tantas histórias que fica difícil não pensar a respeito. Segue um trecho:


Uma guarnição do corpo de bombeiros de Tagajo recebeu chamadas de lugares nos quais todas as casas tinham sido destruídas pelo tsunami. Os bombeiros foram até as ruínas assim mesmo e rezaram pelos espíritos dos que haviam morrido. Os telefonemas fantasmagóricos cessaram. Um taxista da cidade de Sendai pegou um passageiro de semblante triste que pediu para ser levado a um endereço que não existia mais. No meio da corrida, o taxista olhou pelo retrovisor e viu que o banco de trás de seu táxi estava vazio. Ainda assim, seguiu adiante, parou defronte dos alicerces da casa destruída e gentilmente abriu a porta do carro, para permitir que o passageiro invisível desembarcasse diante daquilo que provavelmente fora seu lar.


Não me parece que Richard seja um editor sensacionalista, mesmo porque o veículo para o qual ele trabalha é renomado. No mais, eu acredito que seja uma leitura interessante. Ao final, não pude segurar as lágrimas, pois a história mais impactante ficou por último. Leia abaixo:

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-91/carta-do-japao/os-fantasmas-do-tsunami

P.s- Coloquei no geral, pois não achei outro lugar. Se não for o lugar próprio para esta mensagem, desculpem!
Sailor Candy Moderator
200584 cr points
Send Message: Send PM GB Post
28
Offline
Posted 23 days ago
OP Nuked. Locked.
You must be logged in to post.