Post Reply Animes avant-garde (vanguarda)
16429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
18 / F / Brazil
Offline
Posted 9/5/14 , edited 9/5/14
Existem vários animes, tanto séries como filmes, que são de vanguarda e/ou experimentais. Qual o impacto dessas obras no mundo do entretenimento e nos círculos universitários?
Um bom exemplo é "Serial Experiments Lain", que já gerou intensos debates filosóficos e não é recomendado para crianças, adolescentes e pessoas com problemas psicológicos.

Ghost in the Shell - o Filme, também se firmou como um marco na história da animação; inclusive serviu de inspiração para a criação da Trilogia Matrix. Hoje em dia, algumas das previsões descritas em outros trechos dessa obra estão se tornando realidade. Relembremos os drones de combate dos USA.

Aku no Hana, presente neste site , foi duramente criticado. Mas quem não ficaria revoltado com uma animação que descreve a miséria interior do ser humano?

Porém, a arte também serve para isso. Recordemos de "Guernica", de Pablo Picasso.
18379 cr points
Send Message: Send PM GB Post
Recife-PE
Offline
Posted 9/5/14
Ótimo tópico! Muitos animes são incompreendidos quando lançados e até odiados, mesmo tendo um grande potencial e qualidade, assim como nas Vanguardas Europeias. E outros até ficam famosos e adorados como Lain, mas a minoria realmente compreende seu potencial, que acaba sendo conhecido como "o animezinho cabeça com a menininha ursinho" (sim, já vi gente o chamando assim).

Não acho que esses animes façam tanto impacto justamente por não ficarem tão famosos quanto outros. Não sabia que Ghost in the Shell havia servido de inspiração para Matrix.

Mas acho a definição "de vanguarda" algo um pouco subjetivo. Citarei alguns animes agora que acho que se encaixam na definição, mas provavelmente muitos discordarão de seus aspectos de vanguarda.

Shinsekai Yori

Muitas pessoas não gostaram no anime, acharam lento ou até dropparam no episódio 8. Gosto muito da conclusão de uma crítica do JBox: "Talvez o mundo ainda não estivesse pronto para essa obra. Talvez nunca esteja.". A parte de "Talvez nunca esteja" acho um exagero, mas concordo plenamente que o mundo não está preparado para a obra. Ainda aproveitando do JBox: "(...) Shin Sekai Yori é também uma obra ousada. Seja no amplo uso de simbolismo, nas cenas surrealistas, nas questões sobre ética e direito (...), não há um momento em que a série não tente tirar seu público do lugar comum."



Puella Magi Madoka Magica


Sua fama de "o anime dark das garotinhas mágicas" acaba escondendo seu verdadeiro valor. As pessoas acabam prestando mais atenção ao superficial, esquecendo a profundidade do anime. Madoka Magica tem inúmeros elementos que o tornam uma obra única, seja pelo simbolismo e referências através de mensagens subliminares, a forma como ela é contada (sim, o fato de serem garotinhas não é só pelo moe), a trilha sonora e artes modernistas utilizadas em 99% das cenas, etc. O anime traz diversos assuntos polêmicos, que geram imensas discussões. Enfim, como o anime é mal compreendido pela maioria, acaba gerando essa "má" fama.

16429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
18 / F / Brazil
Offline
Posted 9/5/14
Valeu por lembrar de Shin sekai Yori e de Puella Magi Madoka Magica! Realmente são obras que possuem muitas mensagens sutis e verdadeiras.
E assim devemos continuar "garimpando" as joias dos animes.
Springtime Moderator
25576 cr points
Send Message: Send PM GB Post
22 / M / Ág. Santas, Portugal
Offline
Posted 9/5/14 , edited 9/6/14
Shinsekai yori foi uma obra-prima, mais nada. Eu que não gosto muito de escolher preferidos, posso dizer que é um dos meus animes favoritos de sempre.

Essa imagem, especialmente a frase do Squealer, fez lembrar muita coisa e dá que pensar... Tenho que revê-lo um dia.
Contribuinte de Notícias
22338 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Recife
Offline
Posted 9/16/14 , edited 9/21/14
Minha contribuição para a lista: Psycho-Pass



Psycho Pass se passa num futuro onde o governo tem o poder de monitorar a saúde mental das pessoas, e decidir preventivamente se elas merecem ser presas por tempo indeterminado (que pode variar de alguns dias à até pelo resto da vida) ou executadas no ato, baseando-se somente na possibilidade de que elas talvez venham a cometer um crime algum dia. Não existe sistema judiciário aqui, e a vigilância do governo é praticamente onipresente.

A protagonista de Psycho-Pass é a inspetora de polícia Akane Tsunemori, que conta com a ajuda de um grupo de criminosos em potencial (ou seja, pessoas que trocaram uma sentença de prisão perpétua por trabalhar para a polícia) para investigar os mais variados crimes.

Psycho-Pass é uma anime bem complexo, e que contém MUITAS referências não só à obras de ficção-científica em geral, mas a obras clássicas de outros gêneros também (livros como As viagens de Gulliver são até mencionados diretamente), e explora bem a fundo as consequências de se viver numa sociedade onde você é julgado não pelo que fez, mas sim pelo que você pode vir a fazer algum dia. Como já dizia o escritor norte-americano T.S. Elliot " As pessoas anseiam por sistemas políticos que as dispensem de buscarem o bem ativamente e façam isso por elas", e para os cidadãos de Psycho-Pass se o sistema julga que você é mal, é porque ele está certo...ou será que não ?
6752 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M / Netherlands
Offline
Posted 9/16/14 , edited 9/16/14
Since I ended here by mistake, I have to ask. Do you guys want to build a snowman?
Manjador de Licenciamento
26391 cr points
Send Message: Send PM GB Post
21 / M / Brasil
Online
Posted 9/16/14

mathizel wrote:

Since I ended here by mistake, I have to ask. Do you guys want to build a snowman?

And i have to answer: It doesn't have to be a snowman. lol



Sobre o tópico, não tinha visto a 10 dias atrás quando foi publicado, mas como mencionaram Shin Sekai Yori, que é um dos meus favoritos, tenho que concordar que é realmente uma obra de arte e por mais que "o mundo não estivesse pronto pra ele" merecia muito mais atenção do que teve....
16429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
18 / F / Brazil
Offline
Posted 9/25/14

mathizel wrote:

Since I ended here by mistake, I have to ask. Do you guys want to build a snowman?



My answer:
5048 cr points
Send Message: Send PM GB Post
21 / M / São Paulo, BR
Offline
Posted 10/4/14
Bom, eu não sei ao certo se vai com o proposito do tópico, mas acredito que vale compartilhar.
Um dos animes mais incríveis que já assisti foi Kino no Tabi (Kino's Journey), e juro que ele não o decepcionará.

Basicamente, sua trama segue Kino e sua motorrad falante, chamada Hermes, que viajam por um mundo fantástico repleto por cidades com costumes únicos, as quais vão de cidades futurísticas a feudos (uma classificação um tanto como iluminista). E nisto, para mim, é onde mora a profundidade da obra! Afinal das contas, é difícil encontrar até mesmo em livros uma abordagem tão eloquente e sublime, ao mesmo tempo de que se não atentar-se pode passar despercebido pela simplicidade, da natureza Humana e de seu viés existencial.
Ao assistir a obra poderá desfrutar de um intenso debate, não niilista, sobre o comportamento humano. Tais debates tangem sobre como nós organizamos, nós relacionamos, dependemos de delimitações imaginárias que "nós protejam"(países/nações) e como se consegue evoluir sobre adversidades. Não só com base no plano de fundo da história, mas com a própria protagonista Kino, a partir do que ela viveu, se limita a viver e como vem a instituir maturidade.
E, por isso, acredito que Kino no Tabi se enquadre em um anime de Vanguarda, pelo menos no novo século, em que os animes tendem a serem levados a obsolescência filosófica.
16429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
18 / F / Brazil
Offline
Posted 10/4/14 , edited 10/4/14
Obrigado pela sugestão!

Aproveitando a oportunidade, escrevo: anime de vanguarda que muita gente conhece e que gerou um grande impacto à época de seu lançamento foi AKIRA.
You must be logged in to post.