First  Prev  1  2  Next  Last
Post Reply Protagonistas mulheres dominam os animes ???
13238 cr points
Send Message: Send PM GB Post
M
Offline
Posted 2/15/15

Olá, quero a opinião da galera daqui. Você não acham que nos últimos anos, os animes tem tido uma predominância maior de personagens femininas fortes, do que de personagens masculinos ???

Parece que os produtores de animes tem se preocupado mais com o público feminino do que masculino, nos últimos anos, de certa forma isso é bom, atraí mais meninas e mulheres para o mundo dos animes.

Debatam sobre o assunto.
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/15/15
Animes só não. Jogos também!

Tá consideravelmente comum ver personagens femininas em animes e jogos mesmo. Se você pegar animes de 20 anos atrás e comparar com os de hoje, você vai ver um diferença gritante.

Por exemplo, o classico CDZ mesmo tinha uma quantidade gritante de personagens masculinos contra pouquíssimas personagens femininas. Além disso, as que tinham ou eram passivas, usavam mascaras, ou era a Athena que não fazia basicamente nada.

Em DBZ a mesma coisa. Quase todos os personagens marcantes são homens, as mulheres ficam apenas com os papeis secundários de suporte e esposas. A exceção da 18 e da videl. Mas tiveram pouca participação e influencia.

Isso começou a mudar no final dos anos 80 e principalmente durante toda a década de 90, com animes e mangás como Ah My Goddess, Bubblegum Crisis, Ghost in the Shell, Evangelion, Those Who Hunt Elves, Saber Marionnetes, Tenchi Muyo, El Hazard, Love Hina e por ai vai. Principalmente após a criação, padronização e popularização do conceito Moe.

Mas se engana quem acha que isso tenha sido mérito das mulheres ou do feminismo. Não que não tenha influenciado. Mas os 2 principais motivos para isso foram os homens e os aspectos técnicos e estéticos dos mangás e animes.

Primeiro aos aspectos técnicos. Personagens femininas são muito mais fáceis de se manipular (sentido gráfico). Devido ao estilo é muito mais fácil passar emoções com uma personagem feminina:


Não que você não possa fazer com personagens masculinos. Mas o limite de detalhes e expressões que você pode usar caem muito. E se forçar muito você pode acabar por afeminar a aparência do personagem.

O outro principal aspecto é justamente o Machismo!

Parece contraditório. Mas não. A verdade é que nós homens preferimos ver mulheres a ver outros homens. Com um público masculino mais forte e dominante sendo de homens, descobriu-se essa demanda que homens preferem ver personagens femininas, mesmo como principais a ver personagens masculinos. Isso normalmente só deixa de ser verdade em animes para público infantil, onde as crianças tendem a ter preferencia pelo próprio gênero de personagens para se identificarem mais facilmente. Por isso animes infantis e os Shonens de ação tendem a ter mais personagens masculinos. (apesar de ultimamente estarem ficando mais balanceados)

Isso é claro, sem contar todo o contexto sensual e sexual que passou a ser inserido junto com essa preferencia masculina toda.

Já no público feminino tem o próprio feminismo. Assim como homens a partir da idade adolescente, preferem mulheres. Mulheres também preferem personagens mulheres. Mas por motivos diferentes. Enquanto que no caso dos homens é porque preferimos ver mais da beleza, sensualidade e toda a parte moe das personagens. As mulheres é a preferencia pela presença de personagens femininas mesmo. Porem elas normalmente tem um pouco de aversão ao ecchi. Mas gostam de personagens belas, fortes e sensuais.

Além disso, a participação maior e ativa de personagens femininas permitiram a criação e o fortalecimento de novos gêneros, como os Harens e os piece of life de puro moe.

Me estendendo a parte de jogos, ocorreu o fenomeno similiar pelos menos motivos. O aumento do público feminino nos jogos, a maior capacidade de personalização das personagens, e o fato dos homens preferirem ver personagens gostosas ao invés de machos sarados


Além disso não há perspectivas para que isso mude. Tem dado tão certo que a tendência é continuarmos a ver mais personagens femininas cada vez mais. E os animes passem a ficar sendo divididos entre uma enormidade de personagens mulheres ou meio a meio nos animes de público mais jovem.
edubfr 
14546 cr points
Send Message: Send PM GB Post
25 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 2/15/15
Mas yuriccp o que vc disse não fez muito sentido pra mim, já que citou Saint Seiya e Dragon Ball como exemplo e logo após isso disse que tal fato começou a mudar na década de 80... Ambos são da década de 80! Então não serve como exemplo.

E outra, animes shounen desse tipo as mulheres sempre estão em menor número com menos destaque, até nos atuais (ou não tão atuais assim). Só pegar como exemplo Naruto, SNK, Fairy Tail... A maioria dos personagens mais relevantes e fortes são homens.

E isso de mulheres preferirem mulheres também não concordo, Kuroko tá aí pra provar o contrário!
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/15/15 , edited 2/15/15
Eu coloquei final dos anos 80 porque inclui mangás e porque quis incluir Ah My Goddess e Ghost in the Shell na história. Por isso que eu coloquei que começou nos anos 80. Mas o boom mesmo foi nos 90.

Quanto aos Shounens de ação, esse também estão mudando. Como eu disse a presença feminina era mínima nestes animes.

Em Shounens mais novos, do final dos anos 90 como Naruto, Beach, Fairy Tail você já tem uma presença feminina consideravelmente maior (Sakura, Hinata, Orihime e etc). Mas em geral ainda são secundárias. Porem é uma grande evolução comparada as "Boy Bands" que eram os grupos de personagens de DBZ e CDZ.

E por favor, vamos ignorar Harens reversos e coisas meio bichais que temos por aqui.

Mas quando digo que elas preferem mulheres, é que em animes com o público mais geral (excluindo os Harens de qualquer tipo da história). As mulheres que eu conheço tendem a preferir a participação feminina a masculina nos animes.
edubfr 
14546 cr points
Send Message: Send PM GB Post
25 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 2/15/15
Sei não, ainda fico com a ideia de que os Shounens não mudaram tanto assim. Sakura, Hinata e nada da no mesmo, Orihime não posso falar pq nunca vi Bleach. Mas enfim.. Acho que as mais presentes mesmo que dá pra citar são a Mikasa e a Erza... E olha que a Mikasa já perdeu bastante espaço pro Levi... Sem contar que as meninas adoram Levi com Eren, né...

Atualmente as meninas tão muito mais interessadas em animes com personagens masculinos bonitos, tanto que esses vem fazendo bastante sucesso, vide Kuroko e Free.
27803 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M
Offline
Posted 2/15/15 , edited 2/15/15

Alexandre1974 wrote:Parece que os produtores de animes tem se preocupado mais com o público feminino do que masculino, nos últimos anos, de certa forma isso é bom, atraí mais meninas e mulheres para o mundo dos animes.


Se o anime não for Shoujo ou Josei, a regra é o contrario, meninas em animes atraem o público masculino e homens atraem o público feminino. Por exemplo, Gochuumon wa Usagi Desu ka? e Non Non Biyori, que são animes que só tem meninas e temas "moe" são voltados para o público masculino, se você procurar você vai ver que o público alvo deles é o "Seinen", que seria homem jovem ou adulto. O mesmo acontece com diversos outros animes como Kantai Collection e Idolmaster, é claro que pode ter fãs meninas, mas não são a maioria ou o foco.

Normalmente o que determina isso é a quantidade de pessoas de um gênero e não só o do protagonista. Mais mulheres, público masculino, mais homens, público feminino.

Mas claro que tem animes que são indiferentes a isso e tentam agradar os dois públicos. Por exemplo, Fate/stay night é um visual novel para o público masculino, mas no novo anime teve cenas que focaram nos personagens masculinos de tal forma que buscaram agradar também o público feminino, acho que One Piece é outro exemplo, apesar de ser Shounen.

A mentalidade em relação a isso funciona de forma inversa a do ocidente, jogo "fofos" e cheios de meninas como Atelier Rorona e Hyperdimension Neptunia, tem como foco o público masculino.

Para você compreender isso você tem que entender a cultura do "moe" e "ecchi" no Japão.
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/15/15
Sim. Mas este conceito todo se aplica a ecchisagem em si. E não aos personagens como um todo. (por isso disse para ignorarmos os Harens já que o objetivo deles justamente encher de personagens de um sexo para atrair o do sexo oposto)

Se funciona-se assim, CDZ seria um anime focado para mulheres mulheres e Rayearth para homens, quando são justamente o oposto.

Continuo defendendo minha teoria. Quando o foco do anime não é a conotação sexual a preferencia geral tem sido por personagens femininas.

Quando o foco já é a putaria ai sim, o conceito dos haréns se aplica. Mas no caso dos haréns eu dou 2 destaques:
Nos anos 90 e 2000 houve um boom de animes haréns femininos. Agora nos últimos 5 anos é que parece que os masculinos (haréns reversos) tão querendo ganhar força.

Também continuo defendendo que elas estão ganhando participação no Shounenzões de ação. Antigamente (mais de 20 anos atrás), não praticamente havia mulheres entre os personagens principais. Agora quase todos tem pelo menos uma no grupo dos personagens principais. E tem uma quantidade bem maior de antagonistas femininas também.

Isso sem contar animes como Shakugan no Shana, Slayers, Tokyo Esp, Zettai Karen Children e muitos outros, onde as personagens principais são mulheres.
edubfr 
14546 cr points
Send Message: Send PM GB Post
25 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 2/15/15
Mas Saint Seiya é um shounen de luta, e o traço nem é tão bonito assim, principalmente (e põe principalmente nisso) do mangá.

Kuroko no Basket não é apelativo em questão de ecchi, putaria, harém e etc e o sucesso com o público feminino é estrondoso, mesmo sendo um Shounen. Eu duvido muito que no início o mangá tenha sido planejado pra fazer sucesso com as meninas e não com os meninos, mas aí já é achismo da minha parte.
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/15/15
Kuroko no Basket é estranho mesmo.

Normalmente as garotas evitam animes de esportes mais até do que eu. Mas tem algo dele que faz com que as garotas gostem.
5 cr points
Send Message: Send PM GB Post
22 / M
Offline
Posted 2/16/15
Não vejo nada estranho em Kuroko no Basket atrair o público feminino.

Vc pode ver que muitos animes que inicialmente são produzidos para o público masculino agrada ao feminino simplesmente por tem um monte de homem suado, principalmente aquelas interessam por Yaoi e fazem casal que só existe na cabeça delas.

É só lembrar que até um anime como Jojo tem um publico feminino grande. Qual o motivo disso? Veja isso: https://www.youtube.com/watch?v=nHLg7xGvsp8

Nunca irei entender o que se passa na cabeça das mulheres, porém acho q é por aí. As mulheres gostam mais dessas coisas hj em dia.
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/16/15
...

Tá você conseguiu mudar minha opinião com esse vídeo.

Mas por algum motivo, eu sinto como se tivesse perdido um pedaço da minha alma depois de ver esse vídeo.

Eu até que gostaria de dizer "como porra alguém pode assistir um anime só por causa disso?" e botar a culpa nas mulheres. Mas os fans de KanCole me impedem de ser tão machista e elitista.


Sei não...
13238 cr points
Send Message: Send PM GB Post
M
Offline
Posted 2/20/15
Homens preferem mulheres em anime, por que não possuem vida social no Japão, os nerds de lá se isolam e transferem suas emoções para personagens de animes, por isso o nível de natalidade esta muito baixo no Japão, não sei as mulheres que gostam de animes também é assim por lá.
27803 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M
Offline
Posted 2/20/15 , edited 2/20/15

Alexandre1974 wrote:

Homens preferem mulheres em anime, por que não possuem vida social no Japão, os nerds de lá se isolam e transferem suas emoções para personagens de animes, por isso o nível de natalidade esta muito baixo no Japão, não sei as mulheres que gostam de animes também é assim por lá.


Que visão mais preconceituosa e atrasada, você dá por fato uma generalização dessas. Não é apenas pessoas que não tem vida social que assistem animes, sem falar que mesmo que a pessoa não tenha vida social, isso não quer dizer que ela não saiba diferenciar fantasia de realidade. E você usou como razão do baixo nível de natalidade os animes e a isolação de quem o assiste, saiba que grande parte da sociedade japonesa nem anime assiste, pelo contrário, muitos tem o mesmo preconceito que vários aqui do ocidente tem em relação aos animes. Sem falar que a questão da natalidade é algo muito mais complexo do que parece e envolve principalmente a questão do não querer ter filho por causa das dificuldades que isso iria acarretar e não necessariamente por causa de falta de sexo ou relacionamento, que são coisas que, se planejadas, não iriam resultar em filhos de qualquer jeito.
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/20/15 , edited 2/21/15

sakakibarakouichi wrote:


Alexandre1974 wrote:

Homens preferem mulheres em anime, por que não possuem vida social no Japão, os nerds de lá se isolam e transferem suas emoções para personagens de animes, por isso o nível de natalidade esta muito baixo no Japão, não sei as mulheres que gostam de animes também é assim por lá.
e você prefere as p**inhas e malandrões daqui do Brasil né? copa do mundo do ano passado provou o quanto estamos anos luz atrás dos japoneses em matéria de civilização então temos moral nenhuma de falar deles

Menino quanta violencia!

Falem mal dos kras. Mas não falem de seus gostos e hobbies.

Mas o que Alexandre1974 disse e parcialmente verdade. Tem muitos japoneses que preferem se isolar do mundo e criar seus próprio universo fechado e virtual, com seus jogos, animes, mangás, histórias e Waifus que tanto já vimos exemplificados nos próprios animes.

Só que na prática sabemos que os animes em si não tem culpa disso, se não fosse com eles, seria com qualquer outra coisa que esse povo se isolaria. O problema deles em enfrentar a vida, como quase tudo por sinal, é maior e muito mais complexo do que qualquer viciozinho em animes/mangás poderia causar.

Além disso, com o ArthurPepper mesmo disse:

...a questão da natalidade é algo muito mais complexo do que parece e envolve principalmente a questão do não querer ter filho por causa das dificuldades que isso iria acarretar...


Queda de natalidade é um problema que qualquer pais desenvolvido sofre devido as próprias políticas de desestimulo e controle de natalidade que eles mesmos criaram no passado, junto com o aumento da expectativa de vida gerado pelas melhorias nos serviços e tecnologias de saúdo e higiene (muitos países da Europa que o digam). As pessoas simplesmente passaram a se planejar mais, ter menos filhos e mais tarde para se dedicar mais a eles e aos próprios decendentes.

O problema é que essas nações não previram isso e agora não sabem como controlar. E como todos conhecemos, mesmo tais países, tem seus os políticos e ideologistas desinformados ou hipócritas que preferem escolher um alvo pra apontar o dedo ao invés de tentar resolver a situação (é dai que vem o preconceito).


Mensagem editada para citar um post que fui obrigado a remover para que o seu autor não coloque novamente palavras de baixo calão. ~Sukigu
20686 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M
Offline
Posted 2/28/15
Vamos lá...definitivamente a discussão tomou um rumo completamente diferente no final, então vou tentar puxar ela de volta para a proposta inicial.

Não tenho experiência com artes que nem o yuriccp, porém entendo bastante do que procuro em personagens. Não tivemos uma drástica mudança do passado para os dias atuais: na verdade tivemos um aumento da presença de personagens femininas, o que não é coisa boa. Digo que não é porque são raras as ocasiões em que elas são bem trabalhadas. Elas acabam surgindo em diferentes tipos de esteriótipos: a garota vergonhosa, a tsundere, a oferecida, a desastrada, a "cheia de energia", e a lista vai longe. Todas elas possuem sonhos cor-de-rosa: se casar com o homem de suas vidas, se tornarem donas de casa, terem filhos, e é aí que estraga a construção de boas personagens. Isso não deveria ser o pilar para criação das personagens femininas: deveria ser consequência. São raros os casos de personagens com alguns desses esteriótipos que realmente me fazem gostar delas (exemplo a Miki Sayaka é uma dessas raras exceções, e tudo graças ao rumo que a história tomou), mas o que eu gosto mesmo são de personagens femininas que acabam tendo algo que façam ela sobressair da sombra do protagonista.

Como eu disse: não ligo se a personagem sonha em ter sua família, mas prefiro que isso seja consequência da história, e não um pilar para o desenvolvimento. Não gosto quando todas as ações dela são em prol de seu amado, e detesto mais ainda quando elas são mais fracas que ele (alô Hinata...to falando de você). Gosto de personagens femininas que colocam a mão na massa da mesma forma que os homens, isso sem deixarem de ser mulheres. Gosto quando elas não são emocionalmente instáveis, sabem diferenciar quando é hora de conquistar o garoto que amam e quando é hora de lutarem, e principalmente: gosto quando elas são mais fortes que o homem (não em força...fica ridículo porque ninguém consegue criar uma garota fortona que tenha uma personalidade marcante). Acho que o melhor exemplo que posso deixar do que gosto em personagens femininas é a Saki, de Shin Sekai Yori: ela está apaixonada por um garoto, mas ela não deixa essa emoção conflitar com suas decisões. Ela sabe colocar a mão na massa, e ainda por cima tinha habilidade de liderança, algo que frequentemente eu via nas mãos do protagonista masculino (que na maioria das vezes nem tinha capacidade mental para isso). Outro bom exemplo foi a Watashi (Eu em Japonês), a protagonista de Jinrui wa Suitai Shimashita: além da capacidade de liderança, eu vi algo mais: ela sabe lidar com as pessoas. Já no primeiro episódio ela manipula um grupo de garotas para que não falem nada sobre a fuga dos frangos. Quando foi que eu vi uma garota em anime fazer isso?

Abaixo tem um pequeno spoiler de Madoka Magica:



Porém levou tempo para eu encontrar somente essas três protagonistas que me fizeram gostar. Nenhuma delas dependem de um protagonista masculino para brilhar: todas conseguem fazer isso sem ajuda. Elas são capazes de mostrar força por motivos que antes somente protagonistas masculinos poderiam ter.
First  Prev  1  2  Next  Last
You must be logged in to post.