Post Reply Zetman ★
24427 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 7/11/15 , edited 7/22/15
Olá, pessoal.

Neste mês, a JBC lançou o mangá Zetman. E como hoje, eu acabei de ler o primeiro volume de Zetman, então eu estou abrindo este tópico para que a gente possa discutir sobre o andamento da história e do mangá como um todo.

Zetman

Autor: Masakazu Katsura
Ano de Publicação: 2002
Quantidade de Volumes: 20
Periodicidade: Mensal
Preço: R$17,50



Sinopse: Jin é um garoto estranho, que possui no dorso de sua mão uma marca no formato de um círculo. O encontro com uma criatura de força além da compreensão humana causará uma reviravolta em seus dias de paz e tranquilidade. O segredo por trás das misteriosas habilidades de Jin e da existência do Z.E.T. é o estopim de Zetman!

-------------------------------------------------------


Minha opinião: Não gostei muito da dinâmica da narrativa da história. Há muitos cortes na narrativa, você lê 5 páginas e, de repente, a história corta para outro local; depois mais 8 páginas, e a história avança uma semana; depois mais 7 páginas, e aí volta para o local de antes; mais 5 páginas, e um flashback. Resumindo, a narrativa não me agradou. Lembrou-me um pouco de Monster, e eu acho esse tipo de condução da história é um pouco confusa, não deixando o leitor prender-se a uma linha e seguir a partir dali, tomando suas próprias conclusões. Isso, a meu ver, quebra a dinâmica da leitura.



Fora isso, tecnicamente, o mangá é muito bom. Achei o traço do mangá bem acima da média, e uma coisa que achei excelente é a diagramação.

Sobre o mangá em si, eu gostei bastante (apesar do preço um pouco salgado). Há páginas coloridas, capa fosca e, particulamente, eu gosto bastante desse formato menor (mesmo tamanho dos já lançados Sailor Moon e Zetsuen no Tempest). O papel, apesar de ser pisa britte 52g, ele aparenta ser ligeiramente de melhor qualidade do que o normalmente utilizado em mangás.

Nesse primeiro volume de Zetman, a história não me prendeu; não me empolgou. Mas, sim, estou com vontade de acompanhar porque há um potencial enorme ali. E mesmo esse volume não ter me prendido, eu estou - um pouco - curioso para saber o rumo da história.

Quem leu?
Redator de Notícias
33471 cr points
Send Message: Send PM GB Post
28 / M / Rio de Janeiro
Online
Posted 7/26/15
Eu li, hehe, até escrevi um review aqui no site.

Gostei do primeiro volume, mas o segundo que saiu a poucos dias, está ainda melhor.
24427 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 8/23/15 , edited 8/23/15
Apesar de já ter o 3º volume em mãos, só consegui ler o 2º volume hoje.
E realmente está bem melhor. Tudo melhorou com relação ao 1º volume.

Lembro-me que no 1º volume, não consegui me importar muito com os personagens, não os achei atraentes, não rolou aquela empatia. E também não tinha gostado da narrativa da história. Mas nesse 2º volume, esses quesitos melhoraram bastante ao meu ver. A narrativa ficou mais linear (pode ter sido apenas impressão minha, mas...) e consegui ter mais empatia com o Jin.

Apesar de ainda achar os personagens pouco cativantes para uma história de 20 volumes, nesse 2º volume eles foram melhor contextualizados. Por exemplo, achei o Kouga Amagi um personagem bem interessante e tenho certeza de que trará bons frutos à história no futuro.

Ainda acho que tem muita coisa a ser trabalhada nessa história, mas terminei o 2º volume com uma sensação bem melhor do que quando terminei de ler o 1º. A história evoluiu, e o autor respondeu algumas perguntas de forma "homeopática", porém no ritmo certo. Apesar de ter mais de 270 páginas, a leitura foi bem gostosa e nada desgastante.

Já estou com o 3º volume em mãos, e espero que ele siga essa mesma linha.
24427 cr points
Send Message: Send PM GB Post
29 / M / Santos-SP
Offline
Posted 9/12/15 , edited 9/12/15


Cara, acabei de ler o volume 3. Está sensacional. E aconteceu realmente o que eu imaginava: a história deu uma guinada muito forte pra cima e melhorou bastante. Acredito profundamente que de agora em diante Zetman irá entrar no "piloto-automático" e a história só irá melhorar.

Nesse volume, um leque de novos plots foram abertos juntamente com novos personagens. Fora o design do mangá que continua lindo. No volume 3, há bastantes quadrinhos de página dupla.

Agora, falando propriamente da história, não tem como não dizer que eu me identifiquei demais com o Kouga. Basicamente estou até mais interessado no que vai acontecer com ele do que com o próprio Jin.
You must be logged in to post.