Post Reply Seriedade nas obras
16429 cr points
Send Message: Send PM GB Post
18 / F / Brazil
Offline
Posted 9/21/15
Existem mangas e animes muito sérios. Pena que a maioria deles nunca vá se tornar um grande sucesso.
edubfr 
14546 cr points
Send Message: Send PM GB Post
25 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 9/21/15 , edited 9/21/15
Existem mangás e animes sérios que são um grande sucesso...

Na realidade tá bastando um anime se levar um pouquinho mais a sério que, mesmo não sendo lá essas coisas, faz muito sucesso. (Death Parade cof cof) (não necessariamente me referindo ao sucesso no Japão)
Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 9/21/15 , edited 10/7/15
Na verdade depende.

Animes "menos sérios" normalmente tem um público mais jovem e um investimento em marketing e horários de exibição diferentes, especialmente na hora de vender produtos.

Animes como Naruto, se aproveitam para vender acessórios, bonecos e outros ligados, mas não necessariamente baseados (lancheiras, cadernos, bolsas e etc) e longas para um público infanto/juvenil, onde a ideia é ganhar na quantidade enquanto o anime estiver em exibição e "na moda".

Já animes como Evangelion, por exemplo, se focam em se tornar mais "cult", o tempo de vida de sua fonte de rendimento é mais longo, o público é mais velho, o foco de venda é maior em itens diretamente relacionados ao anime (figures, boxes, spin-offs), sendo um público mais especifico e geralmente mais otaku.

O problema é que o publico mais velho apesar de mais duradouro, é muito mais exigente e chato, então o risco é maior, pois o produtos precisam de maior qualidade e o anime tem de ser bom para chegar a realmente virar "cult" e sua rentabilidade se estender por anos.
27805 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M
Offline
Posted 9/22/15 , edited 9/22/15
Anime realmente é difícil encontrar trabalhos mais "sérios" que realmente tenha feito sucesso, principalmente se tirarmos os filmes (ex:Perfect Blue, Tenshi no Tamago, Jin-Rou, Ghost in the Shell) e levarmos em conta somente as séries televisivas. Mas mangás tem vários, bem fácil de encontrar na minha opinião, aqui alguns que acho que fizeram bastante sucesso ou pelos acho que são populares: Monster, Oyasumi Pun Pun, Onanie Master kurosawa, Koroshiya 1, Sanctuary, Mushishi, Blame, etc

E "sério" é um conceito bem relativo, o que seria sério para você? Um trabalho que tem temas e personagens realistas? Também considero "sucesso" algo relativo, como saber que uma obra é um "grande sucesso"?
edubfr 
14546 cr points
Send Message: Send PM GB Post
25 / M / Rio de Janeiro
Offline
Posted 9/22/15 , edited 9/22/15
Se pegar o ranking de BDs de 2000 pra cá, tem vários animes "sérios" que são sucesso de vendas, por exemplo:

Madoka Magica, Fate, Code Geass, SNK, Gundam, FMA, Clannad, Angel Beats (pra quem considera isso sério... não é meu caso), AnoHana, DRRR, Steins;Gate, Death Note... Enfim, tem vários.

E como o Arthur disse, "sério" é muito relativo, assim como "sucesso"
23118 cr points
Send Message: Send PM GB Post
32 / M / Niterói/RJ/Brasil
Offline
Posted 9/28/15 , edited 9/28/15
Acho que as temáticas sérias não combinam com o público brasileiro de animes que, na sua ampla maioria, prefere a comédia e coisinhas mais tenebrosas do que uma história com profundidade. Triste realidade. Mas gostaria de ver o público tendo mais gosto por isso, quem sabe?
19132 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M
Offline
Posted 9/28/15
Isso ainda é coisa de nicho por aqui, mas eu até conheço bastante gente que gosta de animes, mangas e quadrinhos ocidentais mais maduros. Eu inclusive adoro.

Aliás, vou dar uma conferida nos títulos que o pessoal comentou acima.
wtf? Onanie Master kurosawa é um manga sério? Não foi a impressão que eu tive até onde eu li. Vale a pena ler até o fim?
You must be logged in to post.