First  Prev  1  2  3  Next  Last
Post Reply Anatel defende limite de franquia para banda larga
34545 cr points
Send Message: Send PM GB Post
33 / M
Offline
Posted 2/18/16


Pois é cara, logo agora que os caras da Crunchyroll atualizaram o app, os episódios estão rodando de boa. A Vivo aparece com essa.

Portuguese Moderator
28122 cr points
Send Message: Send PM GB Post
30 / M / Pernambuco/Alagoas
Offline
Posted 2/18/16

gash13 wrote:

Agora se a anatel baixar a lei impondo limite de franquia ai a coisa vai feder..


Relaxa, que a Anatel não baixa nem santo. Ela é só um orgão regulador que gosta de ar pitaco. Ela apenas lembrou que o limite de tráfego é legal e que pode ser usado pelas operadoras, e fica "dando pitaco" que isso é ser justo.

Mas é aquilo que eu já disse. Mercado é a lei do cão. Se alguma operadora abre brecha, ela perde cliente para a outra. Como o pessoal aqui disse, qualquer coisa muitos que estão na NET mesmo, mudam pra GVT e por ai vai.

Por isso o efeito da Anatel dizer ou desdizer muda nada em nada. Porem serviu para eu o comentário que o "justo" dele não tem nada, é bem conveniente, apenas para as operadoras, isso sim.
1680 cr points
Send Message: Send PM GB Post
31 / M / Natal, Rio Grande...
Offline
Posted 4/18/16 , edited 4/18/16
AGORA O PROBLEMA É MAIOR, PESSOAL!!!!!!!

Leiamos a Reportagem da Folha de São Paulo:
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1762387-era-da-banda-larga-fixa-ilimitada-acabou-diz-presidente-da-anatel.shtml
" A era da internet ilimitada acabou, afirmou João Resende, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nesta segunda-feira (18).

Segundo a agência, não há mais possibilidade para que as operadoras de banda larga fixa ofereçam serviços sem uma limitação, o que obrigará o segmento a migrar para o modelo de franquias, semelhante aos serviços de internet móvel.

Nesta segunda, a Anatel publicou uma medida cautelar obrigando as empresas a levar à Anatel um plano de comunicação com os usuários para informá-los das franquias, esgotamento de pacotes e mudança de contratos.

Somente 90 dias após a aprovação do plano é que as companhias poderão começar as limitações típicas das franquias.

Nesse modelo, o usuário contrata um volume de dados e a velocidade de conexão. Quando acabam os megabites do pacote, a operadora suspende o serviço ou diminui a velocidade de conexão.

Segundo a agência, só precisarão apresentar esse plano as companhias que pretendem adotar esse modelo.

"A oferta tem que ser aderente à realidade", diz Resende. "Nem todos os modelos cabem a ilimitação total do serviço, porque a rede não suporta", complementa.

Resende explica que o uso de dados cresceu rapidamente nos últimos anos. A principal explicação está no uso de serviços de transmissão de vídeos, como YouTube e Netflix, e jogos online.

"Essa questão do 'infinito' acabou educando mal o usuário", afirma o presidente da Anatel.

As principais empresas do setor já estão mudando para o modelo de franquias. Nos novos contratos da Vivo e da NET, consta a previsão do volume de dados que pode ser utilizado.

TIM, Oi e Algar, concorrentes menores no serviço de banda larga fixa, ainda vendem contratos de internet ilimitada.

MINISTÉRIO

Na quinta-feira (14), o ministro das Comunicações, André Figueiredo, exigiu medidas da Anatel para que as empresas cumpram os contratos firmados com os usuários. O Ministério das Comunicações temia que as empresas começassem a aplicar as franquias sem alertar os consumidores.

Nas redes sociais, usuários fazem campanha para tentar impedir que as empresas limitem o acesso.

"O ministro ficou preocupado com a repercussão das redes sociais. Foi para dar um equilíbrio na relação com os usuários e segurança aos contratos. A exigência foi feita em um momento que usuários estavam recebendo informações desencontradas. Não estava claro de que forma isso [a aplicação das franquias] aconteceria", diz Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações do Ministério.

Apesar da comoção das redes sociais, a Anatel não tem qualquer levantamento sobre quantos usuários chegaram a reclamar sobre o descumprimento de contratos.

"Há dificuldade de identificar uma má qualidade ou se há uma redução da velocidade. Hoje, não é possível afirmar que há reclamações associadas a essa questão", diz Elisa Leonel, superintendente de relações com o consumidores da Anatel.

OUTRO LADO

As operadoras foram questionadas sobre o futuro de seus negócios. A Oi afirmou, via assessoria de imprensa, que não irá se posicionar, mas que ainda não pratica o modelo de franquias.

A Vivo, que prevê a limitação no serviço em contratos firmados a partir de fevereiro deste ano, afirma que não está aplicando a suspensão do serviço. "Quando e se vier a implantar o modelo de franquia para banda larga fixa, a Vivo fará uma ampla campanha de esclarecimento, em diversos meios de comunicação. Todas os esforços serão feitos para tirar todas as dúvidas dos usuários", diz em nota.

A TIM Brasil afirma que a empresa não comercializa planos com franquia mensal de dados limitada do serviço TIM Live e não prevê mudanças nas ofertas atuais.

A Algar Telecom, que oferece o serviço para cidades do triângulo mineiro, reafirma que os planos são ilimitados. "A operadora reforça que trabalha para entregar uma conexão de qualidade e não prevê mudanças na oferta desse serviço, a não ser que seja necessário, para garantir mais qualidade aos usuários", diz em nota.

A NET, uma das líderes na comercialização de internet de banda larga fixa, afirma que não houve qualquer alteração nos planos de banda larga fixa por ela comercializados. "As condições permanecem as mesmas desde que o serviço foi lançado e estão em total conformidade com as obrigações e regulamentos do setor", afirma por meio de nota.

A Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), afirmou que, como as empresas possuem estratégias comerciais diferentes e, por tanto, posicionamentos diferentes, não irá se posicionar. "

Ou a ANATEL Volta atrás e Acaba com essa palhaçada!!!
Ou Serviços como Youtube, NETFLIX e o Nosso Crunchyroll [red]SERÃO EXTINTOS no Brasil!!!!!
E a Pirataria e Licenciamento maldito de Terceiros (SABAN BRANDS), Maiores Vilões para a queda da Fanbase em Animes irão se Beneficiar!!!

NÃO PODEMOS DEIXAR O NOSSO SONHO DE MUITOS ACABAR POR GANANCIA DE POUCOS!!!!!!!!!

[b]
Vão lá nesse site e assinem essa petição!!!
:
http://www.proteste.org.br/nossas-lutas/diga-nao-ao-bloqueio-da-sua-internet-fixa?utm_source=Facebook&utm_medium=Site&utm_campaign=dpc%20internet%20fixa

O CRUNCHYROLL NÃO PODE MORRER NO BRASIL!!!!!!
17043 cr points
Send Message: Send PM GB Post
17 / M / Belo Horizonte/MG
Offline
Posted 4/18/16
Esta segunda-feira (18), a ANATEL suspendeu temporariamente o corte, redução da internet por franquia. Essa suspensão terá prazo de 90 dias, tendo em vista que durante o período as empresas terão que medir o perfil do usuário entre outros requisitos.

Fonte: http://goo.gl/5HyJlF e http://goo.gl/1Ho83R.
1680 cr points
Send Message: Send PM GB Post
31 / M / Natal, Rio Grande...
Offline
Posted 4/18/16 , edited 4/18/16

J-Vitor wrote:

Esta segunda-feira (18), a ANATEL suspendeu temporariamente o corte, redução da internet por franquia. Essa suspensão terá prazo de 90 dias, tendo em vista que durante o período as empresas terão que medir o perfil do usuário entre outros requisitos.

Fonte: http://goo.gl/5HyJlF e http://goo.gl/1Ho83R.


Muito Obrigado J Vitor,

Ainda estou aliviado...
E um pouco Preocupado depois da Entrevista do Mandachuva da ANATEL horas depois dessa notícia...

Em Todo o caso, vou deixar o link de uma petição para apoiar e enviar para o senado:
https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=49269
2652 cr points
Send Message: Send PM GB Post
32 / M
Offline
Posted 4/19/16 , edited 4/19/16
Outro dia comentei aqui no tópico que tava quase cancelando minha NET virtua para colocar a internet da vivo, ainda bem que não fiz isso.
Hoje estaria extremante arrependido.

A NET tem sim limite de franquia, a minha é 80GB (dados) porem esse mês a net disponibilizou no site deles uma ferramente para a gente monitorar o consumo da franquia e pude observar que que já ultrapassei esse limite de 80GB faz tempo (devo ter atingido esse limite em menos de 2 semanas) pois hoje 19/04/16 estou com quase 100GB de consumo da franquia, mas graças a Deus a minha internet ate hoje ainda não foi cortada ou teve a velocidade reduzida, pois continuo fazendo downloads a todo vapor.

A NET falou que não mudou os planos dela e continua como a mesma filosofia desde de 2004,(tomara que n mude de ideia) sou assinante da NET tem 3 anos, minha rotina na internet é mesma de sempre com diferencial que hoje tenho muito mais opção de acesso a serviços de Streaming (TelecinePlay - GloboPlay - GlobosatPlay - Crunchyroll - Netflix -Daisuk) a 3 anos a traz tínhamos menos opções né, pois a 3 anos a traz eu so conhecia a NETFLIX e nem tinha acesso a ela.

Se eu tivesse vindo assistir aqui animes com mais frequência ou assistindo as series da netflix, hoje faltando 11 dias para acabar o mes estaria com mais de 160GB consumidos.

Se a NET já tivesse adotado a filosofia do corte ou redução da internet muito provavelmente ficaria sem internet com apenas uma semana de uso, até pq aqui em casa tudo é ligado na internet, a Smartv da sala, 5 computadores, 6Smartphones, pois aqui em casa cada um tem um PC e um Smartfone :D

Os Brasileiro, foram as ruas protestar por causa da 15 centavos a mais na passagem de ônibus. ta hora de fazer o mesmo para defeder a internet. Vamos fazer alguma coisa para esse lance de limitar a internet não vingar.

O Gigante tem que ser acordado novamente.
gash13 
35252 cr points
Send Message: Send PM GB Post
M / Belo Horizonte
Offline
Posted 4/19/16

CamiloKUFS001 wrote:


J-Vitor wrote:

Esta segunda-feira (18), a ANATEL suspendeu temporariamente o corte, redução da internet por franquia. Essa suspensão terá prazo de 90 dias, tendo em vista que durante o período as empresas terão que medir o perfil do usuário entre outros requisitos.

Fonte: http://goo.gl/5HyJlF e http://goo.gl/1Ho83R.


Muito Obrigado J Vitor,

Ainda estou aliviado...
E um pouco Preocupado depois da Entrevista do Mandachuva da ANATEL horas depois dessa notícia...

Em Todo o caso, vou deixar o link de uma petição para apoiar e enviar para o senado:
https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=49269


legal esse link já deixei meu apoio no projeto. rs alias a banda larga fixa não poderia nunca ter franquia pois diferente do celular não se usa tanto assim e além disso a banda larga fixa ela e usada em instituições publicas e privadas de ensino saúde, educação . além disso a internet ela é um instrumento de inserção social. rs alais o brasil e engraçado fala em inserção social através da tv digtal algo que tipo tem anda haver pois tv e diversão e vem com esse discurso n internet não da pra entender rs.
1680 cr points
Send Message: Send PM GB Post
31 / M / Natal, Rio Grande...
Offline
Posted 4/19/16

gash13 wrote:


CamiloKUFS001 wrote:


J-Vitor wrote:

Esta segunda-feira (18), a ANATEL suspendeu temporariamente o corte, redução da internet por franquia. Essa suspensão terá prazo de 90 dias, tendo em vista que durante o período as empresas terão que medir o perfil do usuário entre outros requisitos.

Fonte: http://goo.gl/5HyJlF e http://goo.gl/1Ho83R.


Muito Obrigado J Vitor,

Ainda estou aliviado...
E um pouco Preocupado depois da Entrevista do Mandachuva da ANATEL horas depois dessa notícia...

Em Todo o caso, vou deixar o link de uma petição para apoiar e enviar para o senado:
https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=49269


legal esse link já deixei meu apoio no projeto. rs alias a banda larga fixa não poderia nunca ter franquia pois diferente do celular não se usa tanto assim e além disso a banda larga fixa ela e usada em instituições publicas e privadas de ensino saúde, educação . além disso a internet ela é um instrumento de inserção social. rs alais o brasil e engraçado fala em inserção social através da tv digtal algo que tipo tem anda haver pois tv e diversão e vem com esse discurso n internet não da pra entender rs.


Colunista do UOL investiga as Motivações por trás de toda essa situação:
http://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2016/04/19/o-que-ha-por-tras-da-cobranca-por-pacote-de-dados-da-operadoras.htm
7730 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M
Offline
Posted 4/19/16
"Presidente da OAB diz que ‘é inaceitável’ resolução da Anatel"

"Para Lamachia, ao editar essa resolução, a Anatel ‘nada mais fez do que informar às telefônicas o que elas devem fazer para explorar mais e mais o cidadão’. Se não houver recuo por parte da Anatel, a OAB não descarta judicializar a questão para resguardar o direito dos consumidores."
“É inaceitável que uma entidade pública destinada a defender os consumidores opte por normatizar meios para que as empresas os prejudiquem”, afirmou o presidente da OAB.
“A resolução editada fere o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor. A Anatel parece se esquecer que nenhuma norma ou resolução institucional pode ser contrária ao que define a legislação.”
Claudio Lamachia criticou o novo modelo de prestação de serviços proposto, que, segundo ele, afasta do mercado as novas tecnologias de streaming, por exemplo, termo que define a transmissão ao vivo de dados através da internet. “São medidas absolutamente anticoncorrenciais.”

Notícia completa no Link (Jornal Estadão).
gash13 
35252 cr points
Send Message: Send PM GB Post
M / Belo Horizonte
Offline
Posted 4/19/16 , edited 4/19/16
olha so o que o cara que trabalha na anatel falou sobre limitacao de franquia. "tem gente que joga online por tempo demais" kkkkkkkkkkkkkkkkkk http://virgobrasil.com.br/tem-gente...-banda-muito-grande-diz-presidente-da-anatel/ alais so pra cosntar o safado o presidente da anatel pelo que eu andei pesquisando tem fortes ligacoes com a Vivo. bom ta explicaodporque da franquia repetina na empresa rs
4012 cr points
Send Message: Send PM GB Post
Offline
Posted 4/19/16 , edited 4/19/16
a conexão via radio poderia ser uma alternativa, afinal as empresas que empregam esse tipo de serviço estão quase extintas.
na minha cidade esxistia mais de 5 concorrentes, hoje só restam 2 e uma ta quase fechando.
1680 cr points
Send Message: Send PM GB Post
31 / M / Natal, Rio Grande...
Offline
Posted 4/20/16 , edited 4/20/16
A Alternativa que pode Acabar com o Crunchyroll no Brasil (se não evitarmos, claro):
Segundo Felipe Maia (SP) e Machado da Costa (Brasília - DF), ambos do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1762884-limite-para-banda-larga-fixa-deve-atingir-consumo-de-videos.shtml

" Classificada como "inaceitável" pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e alvo de ações judiciais de órgãos de defesa do consumidor, a adoção de franquias de dados por operadoras de banda larga fixa, com corte de sinal a quem excedê-las, vai exigir que os consumidores adaptem seus hábitos na rede.

"O usuário terá de cortar na carne, usar menos as aplicações de que tanto gosta, vai doer de qualquer forma", diz Eduardo Martins Morgado, professor do departamento de computação da Unesp.

Isso é principalmente baixar o consumo de vídeos (uma hora de transmissões em resolução padrão no Netflix consome 1 Gbyte, 10 mil vezes mais que um e-mail sem anexos, segundo a Proteste).

Mas vídeos são hoje o centro da estratégia de algumas das principais empresas de internet do mundo -o Facebook, por exemplo, dá prioridade a posts em que eles aparecem vem expandindo seu sistema de transmissões ao vivo, o Live.

OS DEVORADORES DE BANDA - Quanto cada serviço consome em dados

Será também necessário ser mais criterioso na escolha do plano. Hoje, até porque as operadoras não costumam colocar essa informação em destaque, os consumidores costumam analisar apenas a velocidade oferecida. Agora, deve-se olhar também o volume de dados do pacote.

A Proteste (associação de defesa do consumidor) fez uma simulação de uma casa com três usuários "intensos" de internet, em que cada pessoa utilize a rede em média quatro horas e meia por dia.

A conclusão do grupo é que essa família precisaria de 388 Gbytes por mês. É só um pouco mais do que o oferecido no plano mais caro (R$ 200) da Vivo, de fibra óptica, com 300 Gbytes de dados –a empresa planeja tem planos de bloquear ou reduzir a conexão de novos clientes que ultrapassem o plano contratado.

A entidade considera que alguém que não baixe muito conteúdo nem veja muitos vídeos, por exemplo, precisa de algo em torno de 80 Gbytes mensais.

"Hoje, só temos televisores, notebooks e smartphones conectados. Amanhã pode haver até geladeiras com internet. Isso pode ser um problema", diz Thiago Leite Porto, técnico da Proteste.

A entidade, assim como o Idec (outra associação de defesa do consumidor), entrou com ação judicial para tentar proibir as operadoras de adotar as franquias e cortar o acesso dos usuários.

QUAL O MELHOR PACOTE PARA MIM? -

O governo federal disse que vai exigir das empresas também a venda do serviço sem limitação de consumo. Haveria, então, duas alternativas. Será elaborado um termo de compromisso que será apresentado às companhias. O ministro das Comunicações, André Figueiredo, diz que as empresas estão propensas a aceitar o acordo.

Também haverá recomendações à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Nesta segunda-feira (18), a agência determinou apenas que as companhias façam um plano de comunicação aos usuários e também ferramentas para medir o esgotamento dos pacotes.

A atuação da agência gerou reações. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, classificou a medida como "inaceitável", uma vez que a agência estaria normatizando meios para que as empresas prejudiquem os consumidores.

"Ao editar essa resolução, a Anatel nada mais fez do que informar às telefônicas o que elas devem fazer para explorar mais e mais o cidadão."

Nesta quarta-feira (20), o promotor Paulo Roberto Binicheski, do Ministério Público do Distrito Federal, que está investigando os bloqueios, vai se reunir com membros do Ministério Público Federal. O objetivo é abrir uma investigação sobre a atuação da agência, de quem suspeita de favorecimento às companhias.

"Queremos investigar a posição da Anatel, saber quais estudos técnicos levaram a essa decisão", afirma. Procurada, a Anatel não respondeu até o fechamento desta edição.

-

TUDO TEM LIMITE?

Todas as operadoras adotarão o bloqueio?
A Vivo havia anunciado que começaria a aplicar o bloqueio a partir de 2017, mas agora diz que não vai fazer isso "por tempo indeterminado". A Net já reduz a velocidade de usuários que estouram o pacote, e a Oi diz que não faz nenhuma das duas coisas

Por que elas estão adotando franquias?
A justificativa é que serviços como o Netflix e jogos on-line, que exigem uma quantidade grande de dados, fizeram com que as redes ficassem sobrecarregadas, o que exige a imposição de limites

Esse tipo de medida é legal?
As ações judiciais sobre o assunto ainda estão tramitando. Entidades de defesa do consumidor consideram que a medida fere o Código de Defesa do Consumidor –ao elevar o custo sem justificativa técnica– e o Marco Civil (segundo o qual a conexão só pode ser cortada se a conta não for paga). As operadoras discordam

Para quem o bloqueio deve valer?
No caso da Vivo, para clientes com contratos a partir de 5/2 (conexão ADSL, ex-Speedy) e 2/4 (usuários do Vivo Fibra e de origem GVT). Qualquer alteração ou melhoria no pacote resulta em um novo contrato, portanto elegível ao novo modelo de cobrança

O que posso fazer para consumir menos dados?
Programas como o Glasswire permitem que o usuário identifique quais de suas atividades exigem mais dados: eles podem identificar, por exemplo, se há alguma praga virtual (em geral, um nome estranho em meio a apps conhecidos) "sugando" a conexão. Desligar o modem e o roteador ao sair de casa também pode ajudar.
"
gash13 
35252 cr points
Send Message: Send PM GB Post
M / Belo Horizonte
Offline
Posted 4/20/16
Sobre franquia . bom acabei de consultar minha franquia no VITRUA, hj acabei de estourar ela huahauahau melhor dizendo ne minha MAE estorou a franquia em casa ne pois eu to no serviço então so ela pode usar a tal franquia rs. utilizei 151 gb ate agora rs
alias a minha franquia da NET estourou e a empresa não me mandou um email avisando isso rs. pelo visto a NET não vai diminuir velocidade e nem nada pois ela não mandou nenhum email referente a isso rs.
1680 cr points
Send Message: Send PM GB Post
31 / M / Natal, Rio Grande...
Offline
Posted 4/20/16
Mais um Capítulo da Saga ANATEL versus BANDA LARGA...

Fonte: Rodrigo Loureiro do site OLHAR DIGITAL, 20/04/2016 ás 15h04min (http://olhardigital.uol.com.br/noticia/especialista-rebate-presidente-da-anatel-e-inocenta-quem-joga-online/57458)


Em entrevista coletiva concedida recentemente, João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, colocou a culpa do fim da internet ilimitada no Brasil nos usuários que jogam online. No entanto, a história não é bem assim.

De acordo com Sérgio Ricardo Master Penedo, especialista em TI do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, o argumento não faz sentido do ponto de vista técnico. "O ato de jogar online consome uma parcela muito pequena de dados e os gamers não podem ser responsabilizados pelo fim da internet ilimitada", afirma.

O especialista também diz que o argumento de Rezende só é coerente sob um ponto de vista econômico e benéfico para as operadoras.

Vale lembrar também que um estudo reproduzido pelo Olhar Digital mostrou que os verdadeiros “gastões” de dados são os serviços de streaming, como Netflix e YouTube. Coincidência ou não, a relação entre essas empresas e as operadoras de banda larga e televisão por assinatura não é das melhores.

Segundo Penedo, a medida favorece que companhias desse ramo possam obter alguma receita com o streaming, uma vez que o usuário seria forçado a comprar pacotes adicionais de dados para continuar conectado, como já é feito com a internet móvel.

Em uma página especial criada para tirar dúvidas sobre o assunto, a Vivo afirmou que a medida de limitar a internet nada tem a ver com o uso dos serviços de streaming. No entanto, a empresa também já disse que quem usa YouTube e Netflix terá que pagar mais pela internet.

Já o consumo de dados da jogatina conectada à internet é quase insignificante, conforme mostra o experimento. Em uma partida do jogo “Dota 2”, o consumo foi de menos de 30 MB em uma sessão online com duração de cerca de 28 minutos. Para efeito de comparação, um vídeo de 20 minutos do YouTube em qualidade Full HD consome mais de 450 MB da franquia.

Dessa forma, a única explicação plausível para relacionar os jogos com o fim da internet ilimitada é o tamanho dos títulos que podem pesar mais de 60 GB, como no caso de Grand Theft Auto V, por exemplo, e comprometer grande parte da franquia com apenas um download. No entanto, isso ainda não explica o fato de Rezende ter se referido ao ato de jogar online, e não a ação de realizar o download de um jogo ou de qualquer outro arquivo.
Luke32 
14024 cr points
Send Message: Send PM GB Post
19 / M / Goiânia
Online
Posted 4/20/16
gg Anatel cara. Bando de corrupto do caralho...
First  Prev  1  2  3  Next  Last
You must be logged in to post.