Created by Z3SJack
Post Reply O quão fiel deve ser um anime à sua base original?
57 cr points
Send Message: Send PM GB Post
27 / M
Offline
Posted 3/10/17
Boa noite, pessoal.

A minha ideia com essa enquete - se alguém já a fez anteriormente, perdão - é entender melhor por qual motivo uma obra (normalmente um mangá) que dá base para outra (anime) deve ser fiel, ou não.

Já não é a primeira vez que leio reclamações sobre a fidelidade de fatos presentes na história do anime produzido com base em um mangá. Então, gostaria de saber o que a comunidade pensa a respeito sobre o tema.

Particularmente, acredito que um trabalho que carregue o nome de outro, no qual se baseou, deve manter o universo que o original tem, mas o desenvolvimento da história e as consequências das ações devem seguir o seu próprio caminho. Caso siga minuciosamente a obra base, pode vir a ser chamado de "previsível" e não compreendo bem por qual razão há a necessidade de se seguir totalmente algo previamente conhecido. Dessa maneira, o anime cria a sua própria identidade e o entendo como uma releitura do mangá.

O meu exemplo é a animação que fizeram para Corpse Party e o final dele é só um dos "endings" ruins. Claro que muita pouca coisa da história do jogo foi alterada, mas quebrou a previsibilidade e chegou a surpreender.

Debater a respeito disso é algo que pode ajudar a compreender melhor perspectivas distintas e até auxiliar na revisão de conceitos.
1911 cr points
Send Message: Send PM GB Post
M / Natal, Rio Grande...
Offline
Posted 3/10/17
Se for um Hunter x Hunter e Samurai X, a Fidelidade é o Principal!
No caso de CDZ, o Anime Superou o Mangá...
14025 cr points
Send Message: Send PM GB Post
31 / M
Offline
Posted 3/10/17 , edited 3/10/17
''Deve-se manter o universo e o contexto, mas os fatos são da própria história.''
É legal ver aquele mangá que você ama virar anime, mas uma boa história que não siga a mesma do mangá
é melhor ainda!!
Você acaba conhecendo mais da obra e sobre o universo que tanto ama (e também ñ vai tomar spoiler neh hehe)

HEY HO LET'S GO
1359 cr points
Send Message: Send PM GB Post
24 / M / Fortaleza - CE
Offline
Posted 3/11/17 , edited 3/12/17
Se o anime serve na maioria das vezes para promover uma obra (mangá, LN, VN, jogo, etc.) não precisa ser exatamente igual. Podem ser abordados outros aspectos que se considerem positivos visando criar um interesse por parte do público, desde que não fuja muito da base original.
18 cr points
Send Message: Send PM GB Post
19 / M
Offline
Posted 3/11/17 , edited 3/11/17
Criar uma história original ou não implica em uma série de consequências.
Vamos utilizar o seu exemplo de Corpse Party:

Prós:
-Não é previsível para quem já jogou o jogo (a menos que tenha pego esse final no jogo)
-O final ruim realça o "gore", que é um dos pontos de destaque do anime

Contras:
-Impossibilitou uma adaptação de Corpse Party Blood Drive (a sequência), pois necessitaria de um remake
-Dificilmente receberá um remake, pois não diverge tanto assim dos acontecimentos da rota original

Analizando os prós e contras:
Para quem não conhecia a obra, o anime não seria previsível mesmo que seguisse o final verdadeiro. Logo, o final alternativo em si beneficia apenas os fans do jogo que não pegaram esse final e quem gosta de um final trágico. Porém, as mortes adicionais ocasionadas para chegar ao final alternativo adicionam uma atmosfera mais sombria a história, o que beneficia a todos.
O maior problema é para os fans que queriam ver uma adaptação do resto da franquia, que provavelmente nunca irá acontecer. Alguns fans de Visual Novels usam as adaptações em animes como porta de entrada para introduzir amigos à franquia, já que as Visual Novels têm fama de serem longas e chatas, principalmente em países onde a leitura não é algo tão comum. Por conta das semelhanças com a rota verdadeira, é bem improvável que quem começou pelo anime irá jogar o jogo para ver o final verdadeiro e, consequentemente, não irá procurar os outros jogos da franquia.
A adaptação de Corpse Party faz jus ao primeiro jogo, mas condena todos os outros. Por conta disso, fans de Corpse Party tendem a não gostar do anime.
4559 cr points
Send Message: Send PM GB Post
27 / M
Offline
Posted 3/11/17
Eu sinceramente não me importo, tanto faz se for igual ou uma versão original, eu não sou muito de ler mangás, leio poucos, light novel eu nunca li.....uma coisa que gosto que seja fiel é a aparência dos personagens, pois eu só imagino " ah são aqueles personagens vivendo uma nova história "...... Agora quando é um dorama ou filme live action adaptado, no minimo eu espero que a aparência do tipo roupas/peruca/cabelo/lentes de contato sejam o mais parecidos com os personagens originais, a história em si não ligo muito de ser diferente, mas se for uma adaptação que venha depois de um anime eu gostaria de ver a história parecida (não precisa ser uma cópia exata) com a do anime.

Algo mais recente : tem um povo reclamando de Fuuka (eu não li o mangá), independente se ta fiel ao original ou não, só acho que esse pessoal devia aceitar numa boa a versão do anime, poxa é só mais uma versão nova da história que você já gostava, não é mais divertido ver algumas rotas diferentes e ter mais emoção descobrindo cenas novas do que só ver algo se repetindo em outra mídia?!
131 cr points
Send Message: Send PM GB Post
19 / M
Offline
Posted 3/12/17
Como dito acima, o anime é uma propaganda para o material original, portanto ele não pode ser diferente para não criar uma falta expectativa quanto a fonte, no entanto ele não deveria seguir tão arisca assim, coisas desnecessárias poderiam ser retirado para não deixar muita enrolação e também no caso das lutas é sempre interessante que ajam pedaços fillers extras pra tornar a luta mais longa e emocionante.
126 cr points
Send Message: Send PM GB Post
19 / M
Offline
Posted 3/13/17 , edited 3/13/17
Na minha opinião, a fidelidade é importantíssima, porém, o melhor caso é quando se consertam erros do material original no processo (incluindo designs feios, por exemplo). Nesse caso, apoio uma mudança de fatos, desde que não fuja muito da obra original. Outra coisa importante é ter em mente que histórias não são todas feitas da mesma forma, existem histórias feitas propriamente para uma mídia ou outra. Nesse caso, é preciso verificar qual a melhor forma de realizar a adaptação da obra, mudando pequenos fatos no processo se necessário. Mas no geral fidelidade é importante sim.
1044 cr points
Send Message: Send PM GB Post
O / Algum lugar do Un...
Offline
Posted 3/13/17
Os "plots" devem ser mantidos...
"Fillers" Devem ser dentro do cosmo... E bem escritos...
Todos os anteriores comentários estão bons.
Banned
2690 cr points
Send Message: Send PM GB Post
16 / M
Offline
Posted 3/23/17
Eu acho que depende de anime para anime.
You must be logged in to post.