[Perfil] Gen Urobuchi, o mestre das grandes histórias

Um breve resumo de sua obra e trajetória

Um dos mais célebres autores do universo dos animes, Gen Urobuchi nasceu no ano de 1972 em Tóquio, estudou na Universidade de Wako e já provou ser um autor extremamente prolífico. Além de trabalhar com animes, também já criou enredos para diversos jogos de PC. Atualmente, ele trabalha para a empresa Nitroplus, que é especializada em produzir visual novels.

 

Gen Urobuchi ficou famoso por criar enredos que tratam de temas controversos de maneira direta e sem rodeios. Outra característica de suas histórias que chama a atenção é a maneira implacável com a qual ele costuma lidar com os personagens que cria. Trata-se de alguém que não vê problemas em matar personagens sem nenhum aviso e de maneira brutal ou fazer com que estes tenham que sofrer destinos que possam ser extremamente agonizantes.

 

Isso não quer dizer que todas as suas histórias sempre tenham finais tristes ou catastróficos, mas Urobuchi faz questão de mostrar que um final feliz, caso seja possível, é algo que vai custar caro aos protagonistas, e o próprio final em si pode não ser aquilo que todos esperam. Isso lhe rendeu o carinhoso apelido de “Urobutcher” pelos fãs de suas histórias.

 

Urobuchi cita o autor norte-americano Stephen King (A Coisa, O iluminado, A Torre Negra) e o diretor japonês Akiyuki Shinbo (Monogatari, Nisekoi) como duas de suas principais influências. 

 

Agora uma breve sinopse de algumas de suas obras:


Aldnoah.zero


Aldnoah.zero, via Crunchyroll

O mais recente anime de Urobuchi trata-se de uma história cujo conceito original e roteiro foram elaborados por ele. Aldnoah.zero é um misto de história alternativa com ficção científica.

 

Em 1972, a missão Apollo 17 descobriu um portal na Lua que levava diretamente à Marte e isso possibilitou a colonização de Marte pelos humanos que logo encontraram uma grande quantidade de artefatos de origem alienígena no planeta vermelho. Os humanos de Marte usaram estes artefatos para fundar o Império Vers e, alguns anos depois, declararam guerra aos humanos da Terra. O conflito só terminou depois que a Lua foi despedaçada devido à destruição do portal, mas as tensões entre os humanos da Terra e de Marte permanecem. 


Saya no Uta 


Saya no Uta, via The Visual Novel Database

Visual Novel de horror escrita por Urobuchi, Saya no Uta conta a história do estudante de medicina Fuminori Sakisaka. Após sofrer um grave acidente, Fuminori é submetido a um procedimento cirúrgico experimental que salva sua vida, mas como consequência faz com que ele adquira uma condição chamada agnosia e ele passa a enxergar o mundo como sendo uma verdadeira paisagem infernal, com prédios arruinados e cobertos por uma massa pútrida, e todas as outras pessoas possuem a aparência de monstros horrendos. Ainda no hospital, Fuminori conhece uma misteriosa garota chamada Saya e, ao contrário do que ocorre com outras pessoas, Saya possui a aparência de uma menina normal aos seus olhos. Fuminori se apega a ela, mas logo descobre que Saya guarda muitos segredos.


Fate/Zero


Fate/Zero via Crunchyroll

Light novel escrita por Urobuchi e ilustradada por Takashi Takeuchi, Fate/Zero também ganhou uma adapatação para anime. Fate/Zero faz parte do universo da visual novel Fate/Stay Night (que também teve sua própria adaptação para anime) e conta a história de  Kiritsugu Emiya, um dos participantes do torneio mortal conhecido como a “4ª Guerra do Santo Graal”, cujo vencedor terá o direito de ter um desejo realizado pelo artefato em questão, e Emiya está disposto a fazer o que for necessário para ganhar. 

 


Suisei no Gargantia


Suisei No Gargantia via Crunchyroll

Anime de ficção científica cujo conceito original e roteiro foram elaborados por Urobuchi, Suisei no Gargantia conta a história do tenente Ledo, membro da Aliança Galáctica da Humanidade, que está em guerra contra uma raça de alienígenas denominada de Hideauze. Desde a infância a vida de Ledo se resumia a lutar contra os Hideauze, mas após uma batalha, Ledo se vê transportado para um planeta misterioso que, para a Aliança, não passava de uma lenda de um passado distante: a Terra. 

 


Puella Magi Madoka Magica


Madoka via Wikipédia

Uma série que consiste de 12 episódios e uma produção para o cinema, Madoka é um dos mais famosos trabalhos de Urobuchi, em que ele atuou como roteirista e teve um papel bastante ativo na produção. Sua versão para o cinema (que é a continuação da série original) chegou a ser submetida como candidata para concorrer pelo Oscar de melhor animação (mas não chegou a concorrer). 


Madoka Kaname era uma garota normal até que, um dia, ela e sua melhor amiga Sayaka encontram uma criatura de aparência felina chamada Kyubei que se oferece para cumprir um desejo de cada uma delas e, em troca, elas ganhariam poderes mágicos e teriam que lutar contra criaturas misteriosas conhecidas como “bruxas”. Porém, uma terceira garota, chamada Homura, está determinada a impedi-las de aceitar a oferta de Kyubei a qualquer preço.


Psycho Pass


Psycho Pass

Anime de ficção científica produzido pelo estúdio Production I.G. e cujo roteiro foi elaborado por Urobuchi, Pyscho Pass conta a história da inspetora de polícia Akane Tsunemori, que vive num futuro onde o governo tem o poder de monitorar a saúde mental dos seus cidadãos e assim consegue lidar com criminosos em potencial antes que estes venham a cometer crimes de fato. Akane tem como parceiro Shynia Kogami, um criminoso em potencial que foi recrutado para ajudar a lidar com outros criminosos.


Phantom of Inferno


Phantom

Visual Novel onde Urobuchi foi um dos roteiristas, Phantom posteriormente ganhou uma versão em anime (intitulada Phantom ~Requiem for the Phantom~), produzida pelo estúdio Bee Train. O enredo gira em torno de um estudante japonês que, após sofrer uma lavagem cerebral, é cooptado para trabalhar como assassino profissional por um misteriso sindicato criminal conhecido apenas como Inferno. 



Imagens via Crunchyroll, Wikipedia, The Visual Novel Database, Kamen Rider Wiki, Gamefaqs

Fontes: Wikipedia, Internet Movie Database, ANN 


Avatartrolloman é contribuinte de notícias para a Crunchyroll.pt. Ele é fã de animes que tratam de temas maduros e quer mostrar ao mundo que é possível ver anime e ter vida social.

Other Top News

0 Comments
Be the first to comment!
Sort by: