[ESPECIAL] Madhouse, um dos maiores e mais importantes estúdios de animação do Japão

Os fundadores já trabalharam com o "Pai dos Animes", Osamu Tesuka

Welcome to the Madhouse

 

Com certeza você já deve ter assistido (ou ainda vai assistir) a um anime feito pelo estúdio Madhouse. O estúdio foi um dos precursores do anime moderno e sua história se funde com a história da indústria de animação japonesa.

 

O Madhouse foi fundado em 17 de outubro de 1972 por ex-funcionários do Mushi Productions, estúdio que pertenceu a Osamu Tesuka, considerado o "Pai dos animes" ou "Deus do mangá".

 

Masao Maruyama Osamu Desaki Rintaro Yoshiaki Kawajiri

 Masao Maruyama, Osamu Dezaki, Rintaro e Yoshiaki Kawajiri

 

Masao Maruyama - Veterano na animação, Maruyama centra-se principalmente na produção e planejamento de futuros projetos da Madhouse. Na década de 1980 e início dos anos 90, ele também fez o design de produção em vários filmes. Em 2002, Maruyama foi premiado com o prêmio "Special/Lifetime Achievement" em reconhecimento e honra de suas contribuições para a indústria. Ele foi o primeiro produtor a ganhar o prêmio. É o principal produtor e chefe do estúdio.

 

Osamu Dezaki - Foi um dos mais famosos diretores de toda a história da animação japonesa. Trabalhou na equipe de Osamu Tezuka para produção do anime Astro Boy, foi diretor de clássicos como Ashita no Joe, Ace o Nerae, A Rosa de Versailles e Oniisama E. Dezaki foi o criador de técnicas de animação que são utilizadas até hoje como Postcard Memories (congelar a cena em um frame e preservar o traço, mas substituir por uma imagem pintada), telas partidas, efeitos de luz incidente na célula de animação e cenas repetidas para causar impacto. Osamu Dezaki faleceu no dia 17 de abril de 2011 e o último anime em que trabalhou foi Genji Monogatari Sennenki de 2009.

  

Rintaro - Apesar de ser um dos fundadores do estúdio Madhouse e de trabalhar frequentemente em para o estúdio, Rintaro é um diretor free-lance e se estabeleceu como um dos mais respeitados e conhecidos diretores de anime no Japão. Várias de suas obras já foram premiadas, incluindo Metrópolis.

 

Yoshiaki Kawajiri - É um dos diretores de animação mais aclamados no Japão. Ele é o criador de títulos como Wicked City, Ninja Scroll e Vampire Hunter D: Bloodlust. A maior característica de seu estilo é a obscuridade e a violência que imprime em suas obras. Erotização e ficção científica são elementos que se encontram facilmente em suas animações.

 

Entre os funcionários notáveis do estúdio aparecem nomes como Toshio Hirata, Yoshinori Kanemori, Tatsuhiko Urahata, Kunihiko Sakurai e Satoshi Kon.

 

Com essa equipe de fundadores e funcionários, Madhouse se tornou um dos estúdios de animação mais famosos do mundo, produzindo animes como Hellsing OVA, Black Lagoon, Death Note, Sakura Card Captors, Boogiepop Phantom, Claymore, Highschool of the Dead, BTOOM!, dentre outros.

 

MH

É tanto anime bom!!

 

 

Madhouse e Clamp: Obras-Primas

 

Do grupo de mangakas Clamp, o Madhouse produziu Sakura Card Captors, Kobato e Chobits. Sakura, inclusive, é considerada uma das maiores obras do estúdio, conquistando até hoje um público de todas as idades com sua história simples, emocionante e divertida. Com 70 episódios, um especial, 3 OVAS e 2 filmes produzidos (os episódios foram exibidos na tv brasileira e dublados pelo estúdio BKS), conta a história de Sakura, uma garotinha que, sem querer, liberta diversas cartas mágicas que pertenciam ao mago Clow. Soltas, essas cartas poderiam trazer problemas ao mundo. E cabe a pequena Sakura, com a ajuda do guardião das cartas Kero, capturá-las de volta.

 

Sakura Card Captors Kobato Chobits

Sakura Card Captors, Kobato e Chobits

 

 

 O mais ocidental dos estúdios japoneses

 

Além das terras do Sol Nascente, o Madhouse também fez trabalhos mais direcionados ao público ocidental. Dentre eles, as versões para anime de Supernatural, Highlander e Animatrix.

 

Supernatural Highlander Animatrix

 Supernatural The Animation, Highlander - The Search For Vengeance e Animatrix

 

Outra parceria foi com a Marvel, para quem eles produziram versões para animes de Homem de Ferro, X-Men, Wolverine e Blade.

 

Iron Man X-Men Wolverine Blade

 Homem de Ferro, X-Men, Wolverine e Blade

 


Outra parceria importante: Studio Ghibli

 

O Madhouse também ajudou a produzir animes de outra lenda da animação: Hayao Miyazaki. Obras como Meu Vizinho Totoro (Tonari No Totoro, 1988), A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001) e O Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro, 2004).

 

Totoro  Chihiro  Castelo 

Meu Vizinho Totoro, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado 

 

E vocês podem acompanhar alguns animes produzidos pelo Madhouse aqui na Crunchyroll.pt,como Mahouka Koukou no Rettousei, No Game No Life, HaNaYaMaTa, Kamisama no Inai NichiyoubiHunter x Hunter e Chihayafuru.

 

Madhouse

 

Fontes: Animes.com.br e Wikipedia


Fábio LuzFabioLuz é redator da CrunchyNotícias para a Crunchyroll.pt, além de metido a escritor de romances e Light Novels sob o pseudônimo de Isao Ooyama. É obcecado por notícias sobre número de vendas de BDs/DVDs, mangás e Light Novels no Japão. Quer saber se o seu anime vendeu bem? Pergunte a ele! Siga-o no Twitter: @FabioLuzCR

Other Top News

1 Comment
Sort by: