Gen Pés Descalços de volta às bibliotecas

Conselho de educação de Matsue retira a decisão e transfere responsabilidade às escolas

Conforme noticiamos aqui há algumas semanas, o conselho de educação da cidade de Matsue, na província de Shimane, havia votado por restringir o acesso dos alunos de escolas de ensino fundamental e ginasial da região ao mangá Gen Pés Descalços, de autoria de Keiji Nakazawa.

 

Isso teria sido motivado pela petição de um morador da cidade, que solicitava remoção total da obra, pois retratava atos que o exécito japonês não teria cometido durante a Segunda Guerra Mundial

 

Após receber centenas de e-mails, cartas e faxes criticando a decisão, o conselho voltou atrás, e declarou que cada escola seria responsável por decidir se o mangá poderia ser lido livremente ou não.

 

É interessante notar que, após a notícia da retirada da obra das bibliotecas vir a público, a distribuidora responsável por Gen Pés Descalços, a Chuokoron-Shinsha, viu um aumento significativo na procura da obra. Um representante da distribuidora declarou que o número de pedidos mais que dobrou em comparação ao mesmo período dos outros anos.


Fonte: AJW Asahi

© Chobunsha

___

Hiromi Honda

Other Top News

0 Comments
Be the first to comment!
Sort by: