Canal de TV português cancela exibição de Sailor Moon Crystal e causa polêmica

Biggs já havia realizado cortes em cenas com conteúdo LGBT

A exibição do anime Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal (ou apenas Sailor Moon Crystal), adaptação inspirada no mangá Bishoujo Senshi Sailor Moon, de Naoko Takeuchi, foi cancelada no canal de televisão português Biggs e não possui previsão para a transmissão dos próximos episódios.

 

Cancelamentos de séries animadas são comuns, mas esse em específico chamou bastante atenção graças ao histórico da relação do canal com o anime: cenas LGBT foram cortadas de alguns episódios.

 

A polêmica é baseada, principalmente, no corte da cena final do episódio 29 e inicial do 30 do anime, que foram exibidos dia 26 e 27 de novembro em Portugal. A parte em questão mostra a Sailor Uranus beijando a Sailor Moon. No episódio 31, exibido dia 3 de dezembro, houve um corte na cena em que a Sailor Uranus encosta sua testa na da Sailor Moon.

 

 

Questionada sobre a atitude, a Dreamia, empresa proprietária do canal Biggs (que tem como público-alvo crianças e pré-adolescentes entre 8 e 14 anos), disse o seguinte:

 

"Na escolha da programação que compõe a sua grade e que emite, o canal Biggs, no exercício da sua liberdade e no quadro da responsabilidade editorial que lhe cabe, rege-se por critérios exclusivamente editoriais, tendo em conta, em especial, o seu público-alvo".

 

A empresa afirmou que o episódio editado foi transmitido "com o acordo do respectivo produtor", a Toei Animation. Ela também comenta que fez os cortes das cenas por "mera opção editorial, ainda que suscetível de suscitar discordância". Na época, as crescentes críticas fizeram com que o horário de Sailor Moon Crystal mudasse para as noites de final de semana.


A série, porém, foi cancelada antes mesmo de ser exibida no novo horário. Graças aos recentes acontecimentos envolvendo o anime, os fãs rapidamente associaram as reclamações de censura com o cancelamento, mas o canal insistiu que a "programação do canal responde a critérios editoriais que nada têm que ver com censura" apesar dos cortes, e que caso volte à grade de programação, a empresa comunicará por meio do site oficial e suas redes sociais.

 

 

Você pode conferir todos os episódios de Sailor Moon Crystal aqui, na Crunchyroll.pt!

 

 

FONTE: Sailor Moon Portugal


Gabriel F Gonzales (ou apenas yushuu) é redator de notícias na Crunchyroll.pt, amante de livros e nerd desde criança. Pronuncie corretamente Cthulhu e siga-o no Twitter.

 

counter statistics

Other Top News

0 Comments
Be the first to comment!
Sort by: