ESPECIAL: O Natal nos animes e no Japão

Conheça um pouco do Natal japonês, suas tradições e algumas dicas de episódios natalinos para assistir

Qualquer fã que acompanhe animes há algum tempo provavelmente já assistiu episódios que fazem referência a essa data tão importante, porém nem todos sabem que o significado do Natal no Japão é bem diferente do que conhecemos no ocidente. Com seus costumes peculiares, exclusão das tradições cristãs, sem peru e panetones... Conheça um pouco mais sobre o Natal Japonês. 

 

Segundo registros históricos, o Natal cristão começou a ser comemorado na Roma antiga quando adotou o cristianismo como religião oficial. Inicialmente era comemorado no dia 06 de janeiro, porém, depois de uma vasta investigação, o Papa Júlio I proclamou o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus. Vale salientar que desde então surgiram várias contestações em relação a essa data e algumas Igrejas Ortodoxas orientais ainda comemoram o Natal no dia 06 de janeiro.

 

[ESPECIAL] O Natal nos animes e no Japão

 

Muitas tradições de Natal foram se desenvolvendo de forma independente em várias partes do mundo, passando por muitas mudanças ao longo dos anos. Na Idade Média, por exemplo, o Natal se tornou o dia mais alegre do ano, comemorado com muita bebida e folia, algo muito parecido com o carnaval que conhecemos hoje. No século XVII, a igreja chegou a proibir a comemoração do Natal na Inglaterra, pois era considerada uma festa pagã. 

 

No início do século XX, nos Estados Unidos, artistas e comerciantes criaram algumas das tradições de Natal que adotamos até hoje, como decorações natalinas e a figura do Papai Noel que conhecemos atualmente. A partir de então o Natal se tornou uma data importante comercialmente, pois as tradicionais trocas de presentes e os gastos com a decoração e celebração fazem com que as vendas aumentem muito nesse período. 

 

[ESPECIAL] O Natal nos animes e no Japão

 

 

O Natal no Japão

Como uma festa cristã chegou a um país de tradições religiosas completamente diferentes?

 

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o Japão não é um país popularmente cristão. Nesta nação apenas uma pequena parcela da população faz parte desse seguimento religioso, por esse motivo dia 25 de dezembro não é feriado, é simplesmente mais um dia de trabalho como outro qualquer.

 

Apenas depois da Segunda Guerra Mundial essa festa tão popular em todo mundo chegou com força ao Japão, mas com um toque diferente. As famílias cristãs celebram-no de forma bem parecida como nós no ocidente, reunidos em família para cear e comer os típicos bolos de natal (Kurisumasu Keeki) e frango frito (karaage) no lugar do tradicional peru. A troca de presentes também faz parte da festa. 

 

Tradicional Bolo de Natal Japonês

 

Tradicional Bolo de Natal Japonês

 

O Natal japonês é uma data sem significado religioso para a maior parte das pessoas, mas uma ótima oportunidade para trocar presentes e estar perto das pessoas que ama. Apesar de não ser feriado é uma data comemorativa que se tornou muito popular entre os japoneses.

 

Os comerciantes do arquipélago não deixam por menos. Aproveitam toda publicidade vinda do ocidente e o fato dos trabalhadores nessa época receberem um bônus que pode chegar a três vezes o seu salário mensal e transformam as cidades nipônicas em verdadeiros espetáculos de luzes e magia. Cidades como Tóquio e Yokohama se enchem de decoração típica com milhares de "Papais Noéis" vagando pelas lojas de departamento, além de diversas promoções por todo país. No que diz respeito a parte comercial da festa, a celebração japonesa se assemelha muito ao Natal comemorado no ocidente. 

 

Decoração de Natal no Japão

 

Na década de 1980, começou a tradição de se comemorar a festa no dia 24 de dezembro a dois, de preferência em um lugar bem romântico e com hora marcada, tendo se tornado uma espécie de segundo Dia dos Namorados para os japoneses mais jovens. Nessa época hotéis e restaurantes costumam ficar com suas reservas esgotadas com várias semanas de antecedência e, para não perder o toque natalino, os casais também costumam comer bolos de Natal e trocar presentes.

 

 

O Natal nos Animes

 

Referências ao Natal nos animes são muito comuns e retratadas de diversas formas diferentes, na maioria das vezes apelando para o lado romântico típico do Natal japonês. Tradições culinárias e as belas canções de Natal também não podem faltar.

 

Seguem abaixo algumas e indicações muito interessantes de "Episódios de Natal" nos animes:

 

 

SING "YESTERDAY" FOR ME Episódio 9 – Christmas Carol

 

[ESPECIAL] O Natal nos animes e no Japão

 

Um natal de encontros e desencontros, nesse episódio de SING "YESTERDAY" FOR ME acompanhamos o desenvolvimento de uma trama de relacionamentos bem complicada, ao mesmo tempo em que temos um bom exemplo de como as pessoas lidam com o Natal na cultura japonesa, principalmente no que diz respeito a ser uma data importante para casais, com jantares especiais, troca de presentes e toda preparação para a ocasião. Mas como estamos falando de relacionamentos, nem sempre as coisas vão bem para todas as partes envolvidas, ainda assim é um ótimo episódio para quem já viu a série revisitar nesse Natal.

 

 

A Place Further Than the Universe Episódio 10 – Amizade parcial

 

A Place Further Than the Universe

 

Às vezes é preciso um momento especial na vida para entender o verdadeiro significado de amizade. Esse momento, inclusive, pode ser o Natal. Apesar do episódio não tocar tão tanto nela como temática, a festa é importante para mostrar o quanto o conceito de amizade é importante e também para abrir a mente de quem não consegue entender exatamente como lidar com esse sentimento que parece tão complicado, mas a verdade é que sua simplicidade que o torna tão importante em nossas vidas.

 

 

Laid-Back Camp Episódio 11 – Acampamento de Natal!

 

Laid-Back Camp

 

Uma das melhores formas de se passar o Natal certamente é se reunindo com seus melhores amigos, mas o que poderia ser melhor? Passar o Natal reunido com seus melhores amigos em um acampamentos aos pés do monte Fuji! Essa é a proposta do episódio Acampamento de Natal!, em Laid-Back Camp e como de costume, as meninas se reúnem para o acampamento, montam tudo e se divertem durante o dia, para à noite aproveitarem juntas um Sukiyaki Especial de Natal, com todas devidamente caracterizadas como "um bando de Papais Noéis reunidos depois do trabalho". É mais um episódio leve e divertido dessa série maravilhosa que retorna em janeiro para sua segunda temporada.

 

 

 

 Gintama Episódio 200 – O vermelho do Papai Noel é vermelho sangue e Episódio 201 – Todo Mundo é Papai Noel

 

Gintama

 

Imagine a seguinte situação: o Natal está chegando e sua filhinha lhe manda uma carta falando do feriado do Natal no planeta onde ela se encontra. Ela diz que está triste e que talvez não vá receber nenhum presente. Mesmo sendo o maior caçador do universo, você não pode deixar as coisas ficarem desse jeito e resolve você mesmo ir de Papai Noel para alegrá-la (mesmo que tenha que ir ensanguentado dos monstros que acabara de matar).

 

É chegado o dia, você faz uma bela surpresa, todo fantasiado de Papai Noel para agradar sua pequena, até que você olha para o lado... e tem outro Papai Noel. Como pode? Era, na verdade o dono do Faz Tudo Gin, que caiu no esquema da Kagura para extorquir presente dos adultos e que também pensou em se fantasiar de Papai Noel para animar a menina. O jeito é entrar na encenação, ao mesmo tempo que não pode dizer que é um Papai Noel falso, senão todo o seu esforço vai para o ralo.

 

Essa é a receita para o Natal mais maluco de todos, onde uma penca de personagem começa a afirmar ser o Papai Noel para agradar seus entes queridos, fazendo todo tipo de trocadilho com a data festiva (nem Saint Seiya escapa!) e vai caber à Kagura escolher (de maneira nem um pouco ortodoxa) quem é o verdadeiro Papai Noel.

 

 

 

Toradora! Episódio 19 – Festa Da Noite Santa

 

Toradora!

 

Quem já assistiu Toradora sabe bem que a Taiga é completamente apaixonada pelo Natal e se prepara para essa data com muita dedicação. Esse é um dos melhores - senão o melhor! - episódio do anime, em que o relacionamento entre Taiga e Ryuuji se estreita ainda mais. Sem falar na bela apresentação de Taiga e Amy na interpretação de uma música natalina. Vale comentar que existe uma preparação muito bem feita nos episódios anteriores para se chegar nesses momentos especiais, que além de tudo começam a amarrar as pontas para tudo que vai acontecer nos últimos episódios do anime.

 


 

Padrinhos de Tóquio (Tokyo Godfathers)
(Disponível no Brasil via iTunes para aluguel ou compra)

 

Padrinhos de Tóquio (Tokyo Godfathers)

 

Também temos um longa metragem como indicação, nada menos do que o clássico moderno Tokyo Godfathers de Satoshi Kon (Perfect Blue, Paprika), que conta a história de três sem-teto que encontram um bebê abandonado na noite de Natal e saem em busca dos pais da criança. Durante a busca, deparam-se com fatos ocultos sobre o passado que são forçados a confrontar ao mesmo tempo que aprendem a enfrentar o futuro juntos.

 

 

A equipe da Crunchyroll Notícias deseja um Feliz Natal para todos!

Aproveitem bastante com a família e pessoas que amam, mas vão com calma nas rabanadas porque ainda tem o Réveillon na semana que vem!

 

 

Referências: umcomo.com.br, yamasa.org, nippobrasil.com.br

Agradecimentos ao Twero por sua contribuição com Gintama e Teke por Yorimoi. Artigo publicado originalmente em dezembro de 2020.


Fábio[portuga] é redator de notícias para a Crunchyroll.pt e vai comemorar o Natal em casa com a família comendo muito panetone e rabanada acompanhados de um vinho tinto bem de leve. Visite o seu perfil e siga-o no Twitter: @portugassisClique aqui para ler outros posts do autor.

Otras noticias principales

0 comentarios
¡Sé el primero en comentar!
Ordenar por:
Banner de Hime

Prueba la Nueva CrunchyrollBeta

Probarla