Dois animes diferentes, mas com algo em comum: conheça Grisaia no Kajitsu e Trinity Seven

Duas vertendes de ecchi para agradar a todos

Trinity Seven

 

Toda temporada tem pelo menos um anime ecchi. Ser ou não ecchi não é o problema, mas esse gênero acaba tendo a má e injustificada fama de serem de baixa qualidade, com histórias fracas e sem nexo e personagens que parecem só estar lá para fazer fanservice e estimular a venda de figures e artigos ligados ao ecchi. No entanto, não são poucos os ecchis que se destacam por terem uma boa história e personagens que criam empatia com o público, saindo da zona que os rotula como "genéricos".

 

O ecchi faz parte exclusivamente da cultura japonesa desde os tempos de Ken Akamatsu e seus consagrados Love Hina e Negima! que praticamente definiram o caminho que um ecchi tem que seguir para fazer sucesso (ou pelo menos ter boas vendas). Poderíamos até dizer que, sem os ecchis, a indústria de animação japonesa não conseguiria se sustentar até hoje. Você pode até não acreditar, mas é só fazer uma análise do mercado japonês para ver que o ecchi é a forma mais fácil e garantida das companhias fazerem caixa e financiarem outros animes mais sérios.

 

E já que estamos na metade da temporada de outono, por que não fazermos uma análise detalhada de dois ecchis com algumas caracteristicas em comum e outras não, exibidos aqui na Crunchyroll.pt? Os animes em questão são: Grisaia no Kajitsu e Trinity Seven. Ambos são ecchis, haréns, focados na vida escolar e com fanservice farto (principalmente Trinity). Mas as semelhanças terminam aí. São histórias bem diferentes, que certamente irão agradar a todo tipo de público. Mas será que eles realmente valem a pena? Leia e julgue você mesmo: 

 

 

Grisaia no Kajitsu

Grisaia no Kajitsu


Baseado em um Visual Novel/Eroge (jogo de computador com conteúdo erótico), Grisaia no Kajitsu (O Fruto de Grisaia) conta a história de Kazami Yuuji, um jovem com um passado misterioso que vai estudar na Academia Mihama, uma instituição que mais parece uma prisão. Muros altos e imponentes, um portão enorme, diversas salas, um dormitório. Seu objetivo lá? Viver uma vida escolar normal. Junto dele, cinco garotas com personalidades muito diferentes: a atrevida e insistente ruiva, Suou Amane, seguida pela adorável e genial Irisu Makina. A sempre obediente estudante dos cabelos rosados, Sachi Komine, que eternamente acompanha a mais gentil das tsunderes, Matsushima Michiru. E por fim, a isolada e… isoladaSakaki Yumiko. Cada uma delas guarda um passado sombrio e um pacto mútuo de não o revelar entre si, com o propósito de assim manter a amizade. É como se a sociedade tivesse desistido delas e preferido isolá-las nessa instituição, como frutos podres da Árvore do Mundo. Ou talvez elas mesmo é que tenham decidido se isolar por iniciativa própria.


Mas essa rotina será quebrada com a chegada de Yuuji. Irônico, extremamente sincero e calculista, ele chega cercado de desconfiança, mas aos poucos vai interagindo com elas e mudando suas vidas, enquanto sua própria vida também vai mudando. O pecado em suas mãos talvez nunca possa ser limpo, mas Yuuji vê nessa nova vida uma oportunidade de começar de novo.


A história e seus personagens [aviso: spoilers]

 

Como a maioria dos animes baseados em LN. Grisaia poderia ser dividido em duas partes: a parte comum, em que o personagem principal interage com todas as garotas (ou o contrário, no caso de ser um harém invertido como Diabolik LoversKamigami no Asobi e Bonjour♪ Koiaji Pâtisserie); e a parte específica, focando mais na história de uma das personagens. Logo de início, uma breve apresentação das garotas e de seus pecados. Em seguida aparece Yuuji, o estudante misterioso. Ele deseja viver uma vida normal de estudante e acaba indo parar na Academia Mihama. Ele e as garotas são os seis únicos estudantes da instituição e todos têm algo em comum: um passado trágico, embora não comentem sobre esse assunto. É até engraçado o jeito como Yuuji interage com as garotas: seu jeito frio e aparentemente desinteressado se choca com a personalidade emotiva e passional delas e cria momentos ora cômicos, ora tensos. Mas a presença dele será decisiva na vida de cada uma.

 

Sachi

 

A primeira a conhecê-lo é Sachi Komine, usando um uniforme de empregada como um simbolismo de submissão. Mas será essa a primeira vez em que ela e Yuuji se conhecem? Por que uma estudante comum estaria fazendo uma bomba caseira no próprio quarto? As atitudes de obediência de Sachi e sua adoração por Michiru a levarão a tomar uma atitude extrema. Mas também será esse o primeiro passo para que ela possa se redimir de seu passado.

 

Amano e Makina

 

Em seguida ele conhece Suou Amane e Irisu Makina em um momento cômico de uma tentando pentear o cabelo da outra. Amane é atrevida e não se importa que Yuuji a veja nua. Mas por que ela entraria no quarto dele estando trancado? Saberia ela abrir fechaduras? Que mistério se esconde por trás das atitudes sensuais de Amane? E Irisu Makina, com seu comportamento infantil, ainda não teve detalhes da sua vida anterior revelados. Mas acredita-se que, como as outras garotas, ela também está em Mihama por causa de "circunstâncias especiais".

 

Michiru

 

A adorável tsundere Matsushima Michiru é responsável por algumas das cenas mais engraçadas do anime. Mas também traz consigo uma história conturbada. Será que Michiru é mesmo Michiru? Por que às vezes ela se comporta como se fosse outra pessoa? Seria essa segunda personalidade um desejo inconsciente de se aparecer? Ou seria exatamente o contrário, seria esse o desejo de desaparecer e trazer à tona outra Michiru? Michiru quer morrer para não ter mais que presenciar a morte daqueles que ela ama? Yuuji a ajudará a realizar seu desejo, se for realmente isso que ela quer...

 

Sakaki

 

E, por fim, Sakaki Yumiko que já começa tendo uma péssima primeira impressão de Yuuji. Por que ela iria querer cortá-lo com um estilete? Mas parece que essa não é a primeira vez que Sakaki faz algo parecido... Do que ela tem medo? Yuuji, como se previsse os seus movimentos, desvia de cada investida perigosa dela. Mas depois percebe que, se quiser ajudá-la, terá que fazê-la confiar nele e entrar em um jogo perigoso onde uma estratégia errada pode ser fatal. O fato de ser filha única de um grande empresário de uma companhia ferroviária (e de ter toda uma triste história familiar) a coloca em uma situação desesperadora que parece não ter solução. Talvez a solução para Sakaki seja sua própria morte... Ou então aprender a confiar em Yuuji e finalmente abrir seu coração.

 

Por que assistir?


MOE (momento obrigatório ecchi)

 MOE (Momento Obrigatório Ecchi)


O anime segue um esquema de múltiplos arcos, focando a história de cada uma das garotas. Mas diferente de outros animes como Yosuga no Sora e Photo Kano que também são baseados em VN e que abordam cada arco até o final e depois fazem um reboot para abordar um outro arco, Grisaia tenta unificar todos os arcos com um esquema de continuidade, como se o final de um arco não interferisse no início do outro. Nesse contexto ele se assemelha a Walkure Romanze.

 

Mas não se engane achando que Grisaia é mais um ecchi genérico: sua história dramática e bem desenvolvida, com toques de comédia e algum (digo, e muito) fanservice, seus personagens cativantes, seus passados e suas buscas por redenção e o interesse que o anime vai despertando desde o início farão de Grisaia no Kajitsu um dos seus animes favoritos desta temporada.

 


 

 

Trinity Seven

Trinity Seven

 

Kasuga Arata vivia uma vida normal com sua prima e amiga de infância, Kasuga Hijiri, em uma pequena cidade. No entanto, tudo mudou no dia do Sol Negro, que causou o Fenômeno Colapso que destruiu a cidade onde ele morava e fez todos os seus habitantes desaparecerem em outra dimensão, inclusive Hijiri, que antes de desaparecer lhe entrega um grimório que reconstrói para ele uma vida normal, mas artificial. Arata resolve então usar o poder do grimório para se tornar um mago e tentar encontrar Hijiri. Ele se matricula em uma escola de magia, a Academia Bíblia Real, comandada por sete garotas com poderes especiais e que representam os sete pecados capitais: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria (note que os pecados, assim como algumas palavras específicas, aparecem em latim, idioma que o próprio autor, Kenji Saitou, escolheu para enfatizar essas palavras em seu mangá e que foram mantidas na adaptação para anime). Essas garotas são conhecidas como Trinity Seven (Trindade das Sete) e serão essenciais no caminho de Arata para se tornar um mago e salvar Hijiri.

 

Em Trinity Seven, o que predomina é a comédia com elementos de magia, fanservice e um protagonista pervertido e sem nenhuma vergonha na cara, o que cria empatia por não ser mais um daqueles protagonistas virjões tímidos que ficam retraídos quando chegam perto de uma mulher. Pelo contrário, Arata aproveita cada oportunidade de tirar uma casquinha. Mas ele também é um candidato a Rei Demônio, o que irá lhe trazer muitos poderes (e também muitos problemas).

 


A história e seus personagens [aviso: spoilers]


A vida cotidiana de Arata é até tranquila. Ele e Hijiri convivem juntos e vão juntos à escola. Mas algo está errado nessa aparente vida pacata. O Sol sempre foi negro? Que sonho é aquele em que Arata tenta desesperadamente alcançar a mão de Hiriji? E, afinal, a menina que está com ele é mesmo Hijiri?


No primeiro episódio a verdade já é revelada: nada daquilo é real. A cidade onde Arata vive foi destruída em um cataclisma conhecido como Fenômeno Colapso e todas as pessoas, incluindo Hijiri, foram parar em outra dimensão. Que estranho livro foi aquele que ela lhe entregara antes de sumir? Era, então, tudo aquilo uma ilusão?


Animes sempre abordam temas de universos paralelos onde se vive em uma aparente normalidade, mas ignora-se o que de fato acontece, talvez porque o mundo ilusório seja tão agradável e satisfaça o nosso ego que preferimos aceitá-lo do que encarar o que conscientemente preferimos não aceitar; ou então aceitamos esse mundo por não termos um referencial de algo diferente e sabemos que o desconhecido pode ser assustador. A Alegoria da Caverna, de Platão, pode dar um bom tema para dissertar sobre esse assunto. Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade, e Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do estado ideal. Mas Trinity Seven não se aprofunda tanto assim. Essa é só a argumentação inicial.

 

Arata descobre a verdade: que tudo aquilo aconteceu por causa do seu desejo de negar o que estava acontecendo e voltar a ter uma vida normal. E, em meio aos escombros do que um dia foi a sua escola, ele vê que aquela que ele achava ser Hijiri era, na verdade, aquele livro (um grimório) transformado em uma cópia dela.

 

Lilith Asami

 

Encontra também uma garota ruiva, com uma arma enorme nas mãos... e com peitos enormes também. Seu nome é Asami Lilith, uma maga que, por receio dos poderes de Arata florescerem e saírem do controle, lhe oferece duas alternativas: ou ele destrói o livro e continua vivo, mas sem as lembranças de seu passado, ou morrerá pelas mãos dela. Mas Arata escolhe a terceira alternativa...

 

Ele se matricula na Academia Bíblia Real, uma escola para magos, para descobrir um meio de trazer Hijiri de volta. Lá, se encontra com o diretor, um mago poderoso que lhe diz que o meio mais rápido para ele evoluir como mago é conseguir a cooperação da Trinity Seven, as sete garotas mais poderosas da escola. Lilith é uma delas e será sua professora (mesmo tendo a mesma idade dele). Cada uma delas possui um Tema de pesquisa que é a fonte de sua magia e que está relacionado com os sete pecados capitais, também chamados de Arquivos. Esse Tema é o oposto de sua personalidade (Lilith tem como Arquivo a Luxúria, apesar de ser avessa a situações lascivas).

 

Kazama Levi

 

A próxima integrante da Trinity Seven que Arata conhece é Kazama Levi, cujo Tema é Esperança (pois ela não espera nada de outras pessoas) e seu Arquivo é a Inveja/Invidia. Suas habilidades furtivas de ninja e sua extrema velocidade serão de grande importância na história.

 

Fudou Akio e Yamana Mira

 

Em seguida aparecem Fudou Akio e Yamana Mira, membros da Grimoire Top Security, que tem como objetivo combater toda a forma de manifestação impura e perigosa. Akio tem como Arquivo a Gula, e Mira o Orgulho, cujo Tema é a Justiça. Por causa do poder impuro do Arata, Mira acha a presença dele perigosa e prefere eliminá-lo.

 

Kannazuki Arin

 

Ele também conhece Kannazuki Arin (em uma situação particularmente excitante), cujo Arquivo é a Ira e seu Tema a Ruína e a Destruição. Por coincidência, ela se assemelha bastante a Hijiri, embora tenha uma personalidade totalmente diferente. Teria ela alguma relação com Hijiri? E o que ela quer dizer com o fato de ser a esposa do candidato a Rei Demônio? Não que Arata se incomode com um detalhe desses...

 

Kurata Yui

 

Em meio a uma sinfonia de solidão, presa em um sonho que parece não ter fim, está mais uma integrante das Trinity Seven: Kurata Yui. Seu Tema é a Amizade e seu Arquivo é a Avareza. Sua áurea mágica estava presa no mundo dos sonhos e seu corpo físico isolado do convívio das pessoas em um calabouço embaixo da escola. Mas quando seu poder foge ao controle, criando um Fenômeno Colapso, o único que pode libertá-la é Arata. Ao que parece, Yui é alguém importante para Levi. Depois de libertada, ela se relaciona profundamente com Arata (que chama de onii-san), aceitando o papel de amante.

 

Selina e Liese Sherlock

  

A integrante que falta é Lieselotte Sherlock, irmã gêmea de Selina, uma estudante repórter da escola. O Arquivo de Liese é Preguiça. Ela e a irmã estavam na biblioteca em uma noite tempestuosa quando, de repente, as vidraças estouraram com os raios, e Liese desapareceu. Mesmo sendo proibido, ela conduziu experimentos para se conectar à Biblioteca Eterna. Também já pertenceu ao Grimoire Top Security, mas se tornou uma maga do mal com o propósito de roubar magias e aumentar seus poderes. E ter o candidato a Rei Demônio tão perto parecia ser uma oportunidade perfeita. Quando tudo parecia perdido, Arata conseguiu enganá-la e Liese acabou ficando presa no mundo gerado pela própria magia dela. Mas Arata prometeu que iria libertá-la.

  

 

Por que assistir? 

 

MOE

Moe 2

 MOE (Momento Obrigatório Ecchi) em dobro: assim como peitos, é melhor dois do que um


Trinity Seven é pura diversão. O que o diferencia de outros ecchis genéricos é a forma como os sete pecados foram introduzidos na história, as personagens interessantes e uma premissa que promete agradar quem se comprometer até o fim. Animes como No Game No Life, Zero no Tsukaima e Dakara Boku wa, Ecchi ga Dekinai! também são bons exemplos que combinam ecchi, comédia e magia de forma eficiente. Se o que você quer é um bom entretenimento, com uma boa história, um harém interessante e magia com ação, Trinity Seven é a sua escolha certa.

 

E você pode assistir a Grisaia no Kajitsu e a Trinity Seven aqui na Crunchyroll.pt.


Fábio Luz

FabioLuz é redator da CrunchyNotícias para a Crunchyroll.pt. Acredita que os ecchis têm uma importante missão no Japão: despertar a consciência dos japoneses que existem coisas mais importantes e melhores na vida do que trabalhar 12 horas por dia; sexo, por exemplo! Siga-o no Twitter: @FabioLuzCR

Autres Top News

5 Commentaires
Trier par: