[Coluna] Quem cuidaria da bebê Atena? Os 12 Cavaleiros de Ouro por ordem de talento para paternidade

Não é bem por isso que você assistiu Cavaleiros do Zodíaco, mas alguém precisa alimentar o bebê

Estamos de volta à minha coluna quinzenal sobre absolutamente qualquer coisa que eu quiser falar (na anterior, foi Death Note). Se você já assistiu Cavaleiros do Zodíaco, ou Saint Seiya, você deve saber que, tal qual um cometa Halley (os jovens de hoje ainda aprendem sobre isso?), Atena resolve aparecer na Terra como humana de vez em quando.

 

Quando Hades está para re-aparecer, Atena vem e renasce até antes para enfrentá-lo, provavelmente quando ambos são adolescentes (a Saori pelo menos nasceu 8 dias antes do Shun – sim, esta é uma informação inútil). Apesar de não sabermos bem como Atena renasce (ela aparece ao pé de uma estátua do nada mesmo?), nós sabemos que ela é tradicionalmente criada no Santuário, onde (re?)aprenderia toda a História dos cavaleiros e tudo mais.

 

Como é de conhecimento geral, não foi isso bem que aconteceu com Saori, pelo contrário, ela quase foi morta ali e acabou criada por um velho rico (muito rico mesmo). Mas, e se a história tivesse seguido o curso esperado? Eu sei, eu sei, vocês gostam de Cavaleiros por causa das lutas, do drama de novela mexicana e, principalmente, dos skates (e talvez de bueiros também). Se quisessem ver recém-nascido chorando, assistiriam School Babysitters. Vamos fazer o exercício mesmo assim: em condições normais de pressão e temperatura, quem cuidaria de Atena?


atena bebê dormindo saint seiya

 

Alguns materiais derivados até passam por essa questão. Por exemplo, em Lost Canvas, algumas cenas deixam claro que existem pessoas no Santuário que ficam apenas limpando as fraldas divinas de Atena. Em Saintia Sho, a resposta é a própria classe das Saintias: elas são basicamente babás que aprendem a dar um soco aqui e outro ali para casos de extrema necessidade, mas essencialmente estão ali para lidar com cocô de criança (esse é o Supernanny que o mundo precisava).

 

Contudo, no material fornecido pelo Kurumada, nada disso é “oficial”. No clássico, uma das opções é que ela seria criada pelos Cavaleiros de Ouro. Eu perguntei há uns dias atrás sobre isso no meu Twitter, e depois de pensar um pouco mais sobre a questão, resolvi trazer aqui quais seriam, na minha visão, os doze cavaleiros de ouro “canônicos” por ordem de habilidade para paternidade.

 

Vou começar do pior para o melhor, vamos lá então:

 

12. Shura de Capricórnio


shura atena

 

Talvez você esteja pensando “mas o pior não seria o Saga, visto que ele tentou matar Atena?”, e a resposta é: não. Na versão do anime, Shura “se esconde” atrás de uma recém-nascida para impedir que Aiolos o ataque e ainda tira sarro dizendo “ué, não vai me atacar?” (e, como demonstra a imagem acima, ele ainda cogita matar o bebê, indefeso, mesmo sem acreditar que seja Atena). No Episódio Zero, um retcon recente feito pelo próprio Kurumada, apesar de não fazer uma covardia dessas, ele chega a comentar que “ah, se o bebê morrer e for Atena, tudo bem, pois ela vai renascer de novo daqui uns séculos”. Você botaria um bebê sob os cuidados deste homem? Eu não.

 

11. Máscara da Morte de Câncer

 

mdm cancer 

 

Creio que este dispensa comentários: Máscara da Morte é quase um assassino de aluguel que faz o que quer e ele nunca perderia dois segundos da vida dele lidando com choro de criança. Mas por quê ele está na frente do Shura? Bem, porque eu acredito que se ele quisesse, faria um trabalho um pouquinho melhor em comparação ao nosso amigo de Capricórnio, que não teria um bom desempenho nem querendo muito.

 

10. Saga de Gêmeos

 

saga de gêmeos cdz arles atena 

 

É óbvio que o Saga deve ser péssimo criando uma criança, considerando que ele tentou matar Atena quando ela era um bebêzinho. Mas por que ele está na frente do Shura e do Máscara da Morte? Simples: apesar de tudo, Saga ainda tem uma personalidade boa, então não é um caso perdido. Acredito que o “Saga bom” seja capaz de cuidar de um bebê de forma minimamente aceitável. Claro, sempre corre o risco de, na hora de dar a mamadeira, ele mudar para a personalidade má e tentar assassinar a criança. Por isso, segue não sendo um bom candidato a ser pai.

 

9. Afrodite de Peixes


afrodite de peixe

 

Por motivos distintos de Máscara da Morte, eu acredito que Afrodite não teria paciência ou vontade para ficar lidando com criança remelenta (embora, assumo que este é o personagem que mais tenho dúvidas). No entanto, ele é certamente mais capaz disso que qualquer um dos anteriores, incluindo o Saga bom. Ele apareceria por lá vez ou outra para dar uma olhada.

 

8. Miro de Escorpião


scorpio milo

 

Imagine a seguinte cena: Atena começa a chorar descontroladamente de fome. Miro, incomodado com o choro, começa a dar um sermão sobre como é errado chorar daquele jeito. O sermão se estende por cinco horas, Atena ainda está com fome. Alguém chega e finalmente alimenta a criatura. Pelo menos, ao contrário dos quatro citados até agora, Miro teria disposição para ajudar a cuidar do bebê (contudo, em questão de talento mesmo, acredito que Afrodite saberia melhor como fazer se tivesse vontade).

 

7. Aioria de Leão


aiolia de leão

 

Aioria tem um bom coração mas um total de zero noção, além de ser, assim... impulsivo demais. Apesar de disposto a ajudar, acho que ele se irritaria fácil com o bebê, mas pelo menos, daria a mamadeira a contragosto, e não um sermão de cinco horas.

 

6. Aldebaran de Touro


aldebaran de touro cdz

 

Para mim, Aldebaran sempre pareceu um cara relativamente relaxado e que seria muito bom com crianças. Aquele tiozão maneiro que gosta de todo e todo mundo gosta, que ajudou a trocar fralda de todos os sobrinhos. Uma impressão sem base fundada em nada? Talvez. Se formos analisar criticamente, Aldebaran nunca fez nada de muito útil (ele só perde um chifre, apanha e morre). É claro, ele pode ser aquele tio que vem na hora da diversão e some quando realmente precisam, aí ele seria pior que o Miro. Mas eu vou dar um voto de confiança ao cavaleiro de Touro e acreditar que ele seria uma opção um pouquinho melhor (ou “menos pior”) – isso não tem nada a ver com sermos do mesmo signo, ok?

 

5. Camus de Aquário


camus de aquário

 

Camus cuidou de duas crianças, deveria estar entre os três primeiros! Ele obviamente tem uma grande capacidade para cuidar de bebês” é isso que poderíamos pensar, mas, veja bem, o Camus recebeu as duas crianças para treinar quando elas já era um pouquinho crescidas, com uns 7 anos. Ele não teve que trocar fraldas nem lidar com choro, e, mesmo assim, nenhuma deu certo. Como bem lembrou esta pessoa, o Isaak quase morreu afogado (quando perdeu até um olho), sumiu dos treinos e o Camus não fez nada. A educação foi tão ruim que o Isaak virou a casaca, se tornando um Marina de Poseidon. Para piorar, ele tentou congelar o Hyoga para não precisar tratar da clara obsessão fora dos limites com a mãe morta, deixando tudo para o pior momento e da pior forma possível. Fica na frente dos outros por ter alguma experiência, já que nenhuma morreu de fome, mas, ainda fico com um pé atrás para colocá-lo em posições mais altas (na verdade, me questiono um pouco se ele não deveria em uma posição ainda mais baixa). 

 

4. Shaka de Virgem

 

shaka de virgem

 

Shaka é bastante paciente e isso é um ponto muito positivo. Mas ele me parece um tanto sério demais (em um flashback, até o Buda cansou de ver o menino se lamentando todo dia no templo) e, além disso, tenho um certo pé atrás com o juízo do sujeito “mais próximo de deus” que aparentemente nunca percebeu as intenções e conflitos do Saga durante treze anos. Essas coisas, somadas a aparente falta de experiência dele com crianças (não sabemos de nenhuma que ele tenha criado) me deixam um tanto receosa. Mesmo assim, certamente a melhor opção até o momento (com certeza, melhor que o Camus).

 

 

3. Dohko de Libra


dohko libra seiya mestre ancião

 

Dohko tem mais de 200 anos de experiência, talvez já tenha até limpado cocô de Atena antes. Ele também adotou a Shunrei em Rozan e, a partir de certo ponto, criou ela e Shiryu (e o tal Oko, na versão da Toei). Parece um bom candidato. No entanto, ele tem a importante função de ficar na frente de uma cachoeira fazendo nada (indício de quem cuidou mesmo da Shunrei deve ter sido algum vizinho), significando que talvez não pudesse ajudar muito. Além disso, apesar de suas habilidades em não deixar ninguém passar fome, Shunrei vira uma mulher de baixa auto-estima presa num relacionamento que parece só fazê-la sofrer, Shiryu vira um exibicionista que se cega por qualquer coisa e o Oko vira um trombadinha. Nada tão ruim quanto Camus (Dohko é, pelo menos, minimamente presente e preocupado), mas acho que os resultados deixam a desejar quando consideramos o potencial do currículo. Apesar do desempenho melhor que as opções anteriores, certamente não é o mais habilidoso entre os 12 (e, sinceramente, não vamos deixar a criança nas mãos de um idoso que deveria estar curtindo a aposentadoria, né?).

 

2. Mú de Áries


mu de áries kiki saint seiya

 

Podemos ver que Mú teria alguma capacidade de lidar com crianças pela criação de Kiki. Embora a obra não nos informe desde quando Mú cria o menino, a impressão é que ele não tem feito um mau trabalho. Tudo bem, Kiki talvez possa ser meio traquinas às vezes, mas qual criança da idade dele não é? Temos exemplos piores na própria série e eles vêm da própria Atena. Claro, quando ela nasceu ele era mais jovem, mas creio que, até o momento, é o personagem mais capacitado.

 

1. Aioros de Sagitário


aiolos e baby atena

 

Embora seja questionável, apesar dos pesares, eu acredito que Aioros criou bem o Aioria, dentro do possível. Sem dúvidas, Aioria tem muitos “poréns” e não se torna lá uma pessoa muito perspicaz, mas eu jogo a culpa todinha no Santuário governado pelo Saga, além do bullying por ser irmão do “traidor” (mas, assim né, ele já é aspirante a cavaleiro de ouro e deixa soldado raso zoar ele, poxa). Na minha opinião, Aioria só desandou quando deixou de ser criado pelo irmão, justamente porque ninguém no Santuário tinha competência para cuidar de uma criança. De algum jeito, Aioros foi o único cavaleiro a sentir que Atena estava em perigo (ela mal tinha começado a chorar e ele já apareceu!!), salvá-la e só morrer depois de garantir que alguém cuidaria dela (ele não tem culpa que a única opção foi Mitsumasa Kido), para mim, temos prova o suficiente que o rapaz é dedicado e talentoso no assunto, sendo, por tabela, o mais competente de todos. Com certeza, até o dia fatídico, deixavam sempre para ele a função de trocar as fraldas da menina... Será que é isso que ele foi fazer quando viu o Saga com a adaga?

 

Chegando ao fim do texto, é preciso mencionar, como bem lembrou este outro usuário, que provavelmente quem cuidaria mesmo da criança seria Shion, um dos poucos adultos nas 12 casas. Não sabemos muito sobre ele, mas certamente não fez um trabalho ruim cuidando de Mú. Mas, mesmo com tudo levantado até aqui, eu não tenho a menor dúvida que esses 12 (ou 13) passariam o maior perrengue para cuidar dessa garota e seria tudo uma zona.

 

Não se esqueça que você pode assistir a série original (dublada), a Saga de Hades (dublada ou legendada), Omega (legendada), Alma de Ouro (legendada) e Saintia Sho (legendada) completas na Crunchyroll.pt!

 

E aí, você concorda com essa lista? Conte para a gente nos comentários se faria diferente!

 

© Masami Kurumada, Shueisha / Toei Animation

© 2014 Masami Kurumada / Toei Animation

© Masami Kurumada / Comitê de Produção de Alma de Ouro

© Chimaki Kuori, Akita Shoten / Masami Kurumada / Toei Animation


perfilLaura é mestranda em Letras na USP, colunista na Crunchyroll.pt, redatora no JBox e eventualmente também escreve no Medium. Entrou nessa de desenhos japoneses por causa de Cavaleiros do Zodíaco e está aí até hoje. Para surtos e reclamações mais pessoais, o Twitter é @gasseruto.

Autres Top News

0 Commentaires
Soyez le premier à commenter !
Trier par: