ESPECIAL: Como a abertura de JUJUTSU KAISEN mudou junto com a história do anime

O turbilhão de emoções como esse precisou de umas maldições para ocorrer

JUJUTSU KAISEN

 

O anime de JUJUTSU KAISEN é tudo de bom.

 

Sabemos o quão empolgante ele é, sabemos o quão hilário ele é e o quão emocionante ele é. O que talvez você possa ter deixado passar é o quão sutil ele pode ser e a maneira como sua abertura é capaz de sugerir e enganar em igual medida.

 

Se por acaso você ainda não assistiu nem ao primeiro cour do anime, fique avisado que esse texto contém SPOILERS PESADOS dessa parte da série. Recomendo fortemente que assista à primeira temporada que está disponível aqui na Crunchyroll.pt (e se curtir, pode aproveitar o bonde e ver o filme do JUJUTSU KAISEN 0 que acabou de entrar em nosso catálogo!).

 

É um anime que é excelente em vários aspectos, ótima animação, bons personagens, lutas incríveis, e nele temos o homem, a lenda, o Sensei Muito Gato Satoru Gojo!

 

Agora que o aviso foi dado, vamos ver atentamente à primeira abertura de JUJUTSU KAISEN:

 

 

 

Para muitos, essa abertura é simplesmente impossível de ser pulada, sendo dotada de uma animação que brilha aos nossos olhos ao nos mostrar vários dos protagonistas do anime em ação. A seu música tema, a “Kaikai Kitan”, é fenomenal e grudará na sua cabeça por muito tempo.

 

Você segue o fluxo enquanto o assiste e provavelmente pode acabar descobrindo a maneira como essa abertura de fato evolui com o passar do tempo. A mudança mais óbvia é a cena do piquenique. No início, Yuji é acompanhado por apenas alguns de seus companheiros. À medida que a história avança, mais personagens chegam, cada um deles essencial para a trama à sua maneira.

 

RELACIONADO: Venha, Rika! Filme JUJUTSU KAISEN 0 já está disponível aqui na Crunchyroll

 

Nessa cena vemos a Nobara, o Panda... Eita, até o Nanami deu as caras. Provavelmente ele deve estar querendo estar fazendo outra coisa, mas faz parte.

 

A única pessoa recorrente é o jovem misterioso que se senta ao lado do Yuji. Fica claro pela expressão dos dois que são bastante próximos. Sem dúvida ele vai entrar na escola de feiticeiros jujútsu após passar por um arco incrível de superação.

 

 

JUJUTSU KAISEN Junpei

 

Não demora muito para sermos apresentados a este garoto chamado Junpei Yoshino. Ele é introvertido e incompreendido que sofria bullying. Junpei acaba conhecendo o espírito amaldiçoado Mahito, que o engana para mergulhar o garoto na escuridão que habita em seu próprio coração.

 

Ao chegar no ponto crítico, Junpei resolve buscar vingança contra aqueles que o maltrataram, canalizando sua raiva no valentão que ele acreditava que tinha matado a sua mãe. Yuji confronta Junpei, os dois trocam golpes, mas quando a verdade vem à tona, Mahito se aproveita da situação e transforma Junpei em uma maldição.

 

RELACIONADO: Primeira arte promocional da 2ª temporada de JUJUTSU KAISEN é revelada

 

A força descomunal dessa transformação faz com que o rapaz caia no chão. Ele não é resgatado, nem redimido. Junpei Yoshino morre.

 

Esse é um dos maiores tapas na cara na história dos animes, e boa parte desse impacto se deve àquela cena da abertura que subverteu as expectativas de todos. Yuji e os espectadores estavam certos de que Junpei estava destinado a virar um companheiro deles. Mais ainda: ele seria um verdadeiro amigo com quem teríamos uma forte ligação.

 

 

JUJUTSU KAISEN

 

Onde aquela cena do piquenique parecia ser um cenário futuro de como as coisas terminariam, na verdade se revela ser uma pista falsa, embalando os espectadores com uma falsa sensação de segurança. Ao nos roubar isso, a perda de Yuji também é nossa. O episódio seguinte já é o clímax do cour atual e nossa última chance de assistir a esta versão da abertura. Junpei ainda está lá, sorrindo alegremente entre os heróis, mas há uma alteração final: quando Yuji acorda no trem, ele tem lágrimas nos olhos.

 

É uma mudança tão pequena que facilmente passa desapercebida (principalmente se você estava tão alheio quanto eu e nem percebeu que a cena do piquenique estava crescendo gradativamente), e mesmo assim, seu impacto é tão grande quanto a própria tragédia.

 

RELACIONADO: Confira episódios dublados de vários animes no canal oficial da Crunchyroll Brasil no YouTube

 

Yuji está diferente agora. Ele viu em primeira mão quão cruéis as maldições podem ser e quão pesada sua tarefa realmente é. Não é apenas uma narrativa fabulosa, é um exemplo brilhante de como cada detalhe funciona em uníssono para criar arte pura.

 

As sequências de abertura podem ser tidas como garantidas, é maravilhoso quando os estúdios reconhecem essa falta de consciência e as mudam conforme a narrativa do anime exige. Às vezes, é feito de uma forma espetacular e extravagante, como quando DIO usou suas habilidades de stand para invadir a introdução de JoJo's Bizarre Adventure.

 

 

JoJo's Bizarre Adventure DIO Jotaro

 

Muito parecido com o próprio vampiro vilão, é um alerta impetuoso destinado a acordar o público de um lugar dito como um momento garantido de descanso: você esperava ver o semblante estoico de Jotaro, mas era eu, DIO!!. Isso atinge os espectadores com o vigor de um rolo compressor e aumentando a expectativa para um confronto final entre o bem e o mal. Para encurtar a história, isso é muito JoJo, e é impossível de não ver.

 

JUJUTSU KAISEN, por outro lado, recompensa o espectador que presta atenção, com uma abertura que está em sincronia com o episódio que se segue. Somos abençoados com tantos easter eggs e referências nessa aventura, é incrível que somos agraciados com isso até mesmo na própria abertura.

 

Em todo caso, isso serve como um lembrete de que um anime pode surpreender de maneiras que você nem imaginava ser possível, por isso toda atenção até para as aberturas. Este também é o seu exemplo favorito de uma abertura que muda ao longo do anime, ou você tem ainda mais exemplos que o impressionam todas as vezes? Pessoalmente eu adoro como as aberturas de Dragon Quest: The Adventure of Dai que vão mudando conforme o anime segue, bem como a abertura do episódio 11 de ERASED que, após um momento crítico, ficamos indagando o que aconteceu com o protagonista do anime, com sua abertura aumentando ainda mais esse suspense.

 

Diga nos comentários suas mudanças favoritas nas aberturas dos animes!

 

Texto baseado no escrito por Tony Cocking.

 

 


Samir “Twero” Fraiha é redator de notícias da Crunchyroll.pt. Formado em Letras e em Artes Visuais, curte animes, mangás e games desde os 5 anos e é fã dos jogos da CyberConnect2. É bem ativo no Twitter como @Twero e também gosta de gravar e editar podcasts.

Altre notizie importanti

0 Commenti
Puoi essere il primo a commentare!
Ordina per: