[Coluna] 8 animes com episódios curtos para maratonar nos minutos vagos

Dizem que tudo que é bom dura pouco

Nos últimos dias, com as pessoas em casa, talvez o tempo livre seja um pouquinho maior. Mas, mesmo com mais tempo, nem sempre temos a disposição para sentar e assistir uma série longa e, geralmente, densa. Nesta coluna então, venho falar de um mundo talvez ainda não muito reconhecido dentro da otakusfera: os animes de poucos minutos.


Eles estão aí em toda a temporada, com seus 3, 5 ou 12 minutos, provavelmente preenchendo buracos na programação japonesa. Por serem curtos, eles geralmente são leves e engraçados, mas há também os ousados, que utilizam daqueles poucos minutos para tentar fazer algo diferente. Já faz um tempo que essas séries me atraem, seja pela falta de tempo, seja pela premissa de cada uma. 


luluco meme


Venho aqui então compartilhar algumas séries de episódios curtos que valem uma chance (sem ordem de preferência), para quem quer dar uma olhada em algo novo, mas quer algo mais rápido e sem tanto compromisso com uma estrutura narrativa mais densa:


8. Wacky TV Nanana


wacky tv nanana


A TV Nanana é um pequeno canal que vai de mal a pior e, em meio a tanto negativo, acaba até comprada pela Nanazon Prime Video. A nova diretoria não quer saber de perder dinheiro e já planeja demitir quem não criou nenhum grande sucesso nas últimas décadas. Nós acompanhamos um departamento em risco buscando de criar um programa de grande audiência, capaz de salvar o emprego de todos


Com duas temporadas, e uma terceira saindo atualmente, Wacky TV é um maravilhoso nonsense de 3 minutos, contendo talvez também algumas verdades sobre os mundos de ontem e de hoje. A série está disponível aqui na Crunchyroll!


7. Yamishibai


yamishibai

E assim nasceu o...

 

Em 5 minutos, Yamishibai traz diversas histórias de terror, de uma forma tentando imitar o kamishibai, uma forma de teatro de rua que foi popular no Japão durante a primeira metade do século passado. Com mitos e lendas japonesas como base para o roteiro, a série entrega episódios interessantes e eu, particularmente, gosto muito do estilo da animação. Esse é um ótimo exemplo de como uma série curta pode ser super bacana (e, talvez, um pouco tensa) e as 7 temporadas da série estão disponíveis com legendas em português aqui.


6. Rilakkuma & Kaoru


rilakkuma & kaoru


Esse é aquele tipo de série que deixa a gente com o coração quentinho. Kaoru é uma moça que vive num apartamento com os ursos Rilakkuma e Korilakkuma, além do passarinho amarelo Kiirotori. Com episódios de 12 minutos e uma animação belíssima em stop-motion, esse é um slice-of-life capaz de colorir até os dias mais cinzas, mesmo com os episódios abordando apenas a vida cotidiana (ou o mais próximo disso quando você mora com mascotes da Sanrio). A série completa está disponível na Netflix e é uma ótima sugestão para quem quer um pouquinho de paz de espírito.


5. Yatogame-chan Kansatsu Nikki


yatogame-chan


Com apenas 3 minutinhos, Yatogame-chan nos transporta para Nagoya de um jeito bastante divertido. A série conta sobre Jin, um garoto de Tóquio que acabou de mudar para Nagoya e lá conhece Yatogame, uma garota com orelha de gato e muitos hábitos regionais. A série é quase uma ode à região de Aichi, onde se localiza a cidade de Nagoya.


A série deve ter muito mais graça para quem tem conhecimento mais profundo da japonês e cultura japonesa, mas ela já apresenta muita coisa bacana para qualquer espectador. Aliás, a obra mostra Nagoya de um jeito tão legal que, em 2017, Yatogame foi nomeada embaixadora do turismo da cidade. As duas temporadas estão disponíveis aqui na Crunchyroll.


4. Ninja Girl & Samurai Master


nobunaga no shinobi


Também conhecida como Nobunaga no Shinobi, essa série com episódios de 5 minutos nos leva à Era Kouji, durante o período Sengoku. Oda Nobunaga, uma figura importante na reunificação do Japão, salva Chidori, uma ninja desastrada. A partir daí, começa uma parceria entre os dois. O anime traz, com uma certa licença cômica, diversos detalhes acurados sobre esse período histórico e pode ser conferido aqui, na Crunchyroll.


3. Aggretsuko


aggretsuko


Um dos mais famosos animes de episódios curtos, Aggretsuko talvez dispense apresentações. Em cada episódio de 15 minutos, conhecemos um pouco mais da difícil, porém relacionável, vida de Retsuko. Explorada no trabalho, frustrada romanticamente e aparentemente fã de death metal, a panda-vermelha que parece mais humana que muita gente por aí já rendeu 2 temporadas e um especial, tudo isso disponível na Netflix.


2. Wakakozake


wakakozake


O que você faz ou faria depois de um dia cansativo no trabalho? A Wakako gosta de ir em algum barzinho para comer e beber alguma coisa. Os episódios de 5 minutos de Wakakozake são um ótimo pedido para relaxar (e, de quebra, conhecer petiscos japoneses). Você pode assistir os 12 episódios dessa deliciosa animação aqui, na Crunchyroll, e a diversão fica por conta da casa. Só tome cuidado para não ficar com fome.



1. SPACE PATROL LULUCO


luluco pai dad trigger


Assim como AggretsukoLULUCO é outra série capaz de romper a barreira do desconhecimento que circunda boa parte das animações de episódios curtos. Essa animação do TRIGGER conta sobre Luluco, uma garota cujo sonho é só ser alguém ordinariamente comum. Mas, sua vida muda totalmente quando seu pai sofre um acidente no trabalho e ela acaba obrigada a entrar para a Patrulha Estelar e proteger a cidade de alienígenas criminosos. Todos os episódios de 7 minutos dessa nada comum comédia espacial estão disponíveis aqui na Crunchyroll.


E chegamos ao final! Se você se interessou por séries curtas, temos mais duas saindo no nosso catálogo nesta temporada: The House Spirit Tatami-chan, contando sobre Tatami e sua nova vida em Tóquio, e Extra Olympia Kyklos, inspirada no mangá de Mari Yamazaki sobre um grego antigo viajando para as Olimpíadas de Tóquio de 1964 (quem conhece Thermae Romae sabe que essa é uma boa ideia), além da já citada nova temporada de Wacky TV (diga-se de passagem, as três estão ótimas até agora).


Um outra série de episódios até que curtos que vale até uma análise mais profunda é Ekoda-chan, sobre a qual fiz uma reflexão “pela metade” no ano passado. Essas séries também merecem muito amor e, em troca, só pedem um pouco (bem pouco!) do seu tempo.


E você, gosta de alguma série mais curta? Conte para a gente nos comentários!


 


perfilLaura é mestranda em Letras na USP, colunista na Crunchyroll.pt, redatora no JBox e eventualmente também escreve no Medium. Entrou nessa de desenhos japoneses por causa de Cavaleiros do Zodíaco e está aí até hoje. Para surtos e reclamações mais pessoais, o Twitter é @gasseruto.

Другие главные новости

0 Комментариев
Оставьте первый комментарий!
Сортировать по: