[Coluna] De volta ao Digimundo! Voltando de hiato, Digimon Adventure: segue entendendo como fazer um bom reboot

Esqueceu como estava o novo Digimon? Então vem com a gente!

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers dos primeiros quatro episódios de Digimon Adventure:, continue por sua própria conta e risco. Além disso, a opinião da redatora não representa uma posição oficial da Crunchyroll.

 

De volta nas telas, de volta na ilha digital, após uma longa espera (de alguns meses ou mais de 20 anos), Digimon Adventure: está novamente no ar! O capítulo mais recente é o 4º, o primeiro no qual o Digimundo realmente aparece. A coluna dessa vez é para refrescar um pouco a memória sobre essa série!

 

Como eu disse em um texto anterior, muita coisa foi modificada no reboot de Adventure e a história não começa, logo de cara, introduzindo o Digimundo durante um acampamento de férias. Mas, antes de falar do capítulo mais recente, vamos recapitular a série (sim, eu reassisti tudo para lembrar).

 

[Clique aqui para pular essa recapitulação]. 

 

 digimon adventure is back voltou

 

Primeiro, Koshiro Izumi ("Izzy") e Taichi Yagami ("Tai") ficam sabendo de um problema em uma linha de trem quando Koshiro vai até a casa de Taichi para conversar sobre um acampamento escolar ainda por vir. Como a mãe e irmã de Taichi estão nessa linha, os meninos ficam desesperados. Nisso, Taichi vai parar na Network (que não é o Digimundo), ganha um Digivice e conhece Agumon.

 

O problema é relacionado a alguns Digimons atacando o sistema de trens pela Network. Após resolverem esse problema, uma nova ameaça surge, relacionada ao sistema milita americano e um míssil pronto para destruir Tóquio. Taichi conhece Yamato Ishida ("Matt") e Garurumon na Network e eles decidem trabalhar juntos contra essa ameaça (o Yamato, meio a contragosto). O inimigo dessa vez é mais forte, mas aos 45º do segundo tempo, ambos conseguem derrotar a ameaça com a ajuda de um Digimon "lendário" cujo nome eu não vou falar pois a série também não informou.

 

 

digimon adventure omegamon omnimon

 

Após isso, ocorre um blecaute temporário em Tóquio, Taichi e Yamato voltam para o mundo humano e a vida segue como se nada tivesse ocorrido. Taichi e Izumi vão para o acampamento, onde conhecemos Sora Takenouchi e vemos Jo Kido de relance. A série também mostra rapidamente a irmã de Taichi, Hikari ("Kari"), e o irmão de Yamato. Ao final do terceiro episódio, uma repentina falta de energia assola Tóquio. Koshiro consegue calcular que, em 72 horas, a cidade inteira estará em blecaute.

 

Taichi e Koshiro já supõe o envolvimento de Digimons nesse problema e estão prontos para voltar à Network com seus Digivices. Sora vê Tai e, por algum motivo, vai atrás dele. O episódio se encerra com Tai em um lago sendo recebido por Koromon/Agumon.

 

digimon adventure taichi agumon tai

 

Dado esse resumo, finalmente chegamos ao quarto episódio. Se você não lembra da série direito, não tem problema, há uma breve recapitulação de tudo no começo do capítulo. Por algum motivo, apenas Tai e Sora foram para o Digimundo, Koshiro ficou na Network. O mundo dos Digimons segue sendo a ilha de Lost que conhecemos. O capítulo é focado em Sora conhecendo Piyomon e acordando também como um digiescolhida. Aliás, Sora merecia muito mais o Brasão da Coragem por pular num Digimon medonho voador para ajudar Piyomon do que o Taichi nesses quatro episódios inteiros.

 

Depois dessa passada geral pelos eventos, vamos comentar mais especificamente sobre o retorno. Obviamente, acertado da Toei fazer uma recapitulação de tudo. Não sei se os 3 primeiros episódios chegaram a reprisar no Japão, mas certamente é melhor para todo mundo ter um pequeno lembrete dada toda a circunstância, mesmo que isso custe alguns minutos do episódio em si.

 

Falando visualmente, vendo tudo de uma vez, a coisa segue mais ou menos na mesma qualidade/estilo dos anteriores. É provável que ele já estivesse, em parte, pronto antes do hiato da série, então é possível que os próximos episódios sofram algumas mudanças devido às dificuldades atuais da produção. As cenas da digievolução de Agumon e toda a sequência da Sora com Piyomon ao final, com a trilha ao fundo, me trouxeram aquele feeling nostálgico e foram, para mim, o ponto alto desse retorno. A gente assiste remake também pela nostalgia, né.

 

digimon adventure sora piyomon

 

Revendo a série toda, inclusive, acho interessante como a Toei coloca os elementos "clássicos" de volta justamente para dar esse gostinho. O acampamento de férias não é em si um evento importante, mas ele está lá, lembrando a série antiga. Taichi entra num mundo desconhecido (Network) e sua primeira visão é o Koromon/Agumon. Mesmo que as 8 crianças não apareçam logo de vez, vemos todas de relance nos primeiros episódios. As inserções são nostálgicas, mas não são "agressivas", então elas dão aquela lembrança mas não "roubam" nenhuma cena nem impedem os novos elementos de entrarem.

 

Uma outra coisa curiosa é que, toda vez que um Digimon aparece no Digimundo, seu nome também aparece por escrito. Com certeza, isso é para facilitar a vida de todo mundo, mas eu confesso achar um pouquinho engraçada a entrada desses letreiros por algum motivo, talvez por parecer um pouco com uma série educativa.

 

digimon adventure nome do bicho nametag

 

Esse não era, originalmente, um episódio "especial", ele acabou sendo, talvez, por calhar de ser o retorno da série de um hiato nada planejado. Sigo considerando, até aqui, uma boa repaginação da série original. Talvez, pudessem contar a mesma história com personagens novos, mas sabemos o apelo desses personagens - eu, pelo menos, com certeza não estaria assistindo se não fosse um reboot.

 

Fico curiosa com a introdução especialmente de Mimi e Jo na trama, já que Hikari e Takeru ("T.K") já foram mais ou menos apresentados e são mais fáceis de serem colocados na história por serem irmãos de personagens já inseridos nessa adaptação. Afinal, o bom remake é aquele com coisas novas, se fosse para ter mais do mesmo, era só reassistir ao original.

 

E você, gostou da volta da série? Conte para a gente nos comentários!

 

© Akiyoshi Hongo / TV Fuji / Toei Animation


perfilLaura é mestranda em Letras na USP, colunista na Crunchyroll.pt, redatora no JBox e eventualmente também escreve no Medium. Entrou nessa de desenhos japoneses por causa de Cavaleiros do Zodíaco e está aí até hoje. Para surtos e reclamações mais pessoais, o Twitter é @gasseruto.

Другие главные новости

0 Комментариев
Оставьте первый комментарий!
Сортировать по: