[Coluna] Se você gosta de tokusatsu, dê uma chance para Healin' Good Pretty Cure

Fãs de tokusatsu e super sentai: talvez vocês se sintam em casa com PreCure!

Você gosta de tokusatsu? Está se divertindo com Changeman na Band? Então talvez você também goste de Healin' Good Pretty Cure! Pode parecer um tanto contra-intuitivo, mas neste texto da coluna vamos explicar o porquê de PreCure poder cair facilmente no gosto dos tokufãs!

 

Primeiramente, para quem não conhece, a franquia PreCure começou em 2004 com Futari wa Pretty Cure, ganhando novas temporadas a cada ano, sendo uma das mais famosas franquias de garotas mágicas no Japão. A temporada atual, Healin' Good, é exibida no país aos domingos às 8h30 na TV Asahi, precedendo o Super Hero Time, bloco destinado a Super Sentai e Kamen Rider, que vai das 9h às 10h.

 

Mas o que tem a ver PreCure com tokusatsu, mais espeficiamente com super sentai? Bem, as semelhanças dessas produções parecem ir além de serem séries infantis. Apesar da segunda temporada da franquia, Futari wa Pretty Cure Max Heart, ser uma sequência direta da primeira, o padrão atual é as novas temporadas terem um novo elenco e uma história sem relação à anterior (há exceções, como Yes! PreCure 5 GoGo). Contudo, personagens de temporadas diferentes frequentemente se encontram nos filmes, exibidos no cinema.

 

precure healin good pretty cure as 3 cures juntas

 

Healin' Good Pretty Cure entrou no catálogo da Crunchyroll após o hiato em decorrência da pandemia, tendo apenas os episódios mais recentes disponíveis. Mesmo assim, um breve "resumo" no episódio 13, o primeiro disponível até o momento, já deixa a gente mais ou menos a par da trama. Por enquanto, os capítulos disponíveis da série foram episódicos, com um "tema" específico e uma "lição de moral" em cada, dentro do mote da temporada, relacionado com "curar a Terra", passando por assuntos como laços afetivos e empatia.

 

As Cure, como são chamadas as protagonistas quando transformadas, são guiadas por criaturas mágicas e lutam contra forças malignas ameaçando a Terra. Os inimigos da temporada atual são demônios vivendo no Reino dos Patógenos, com um líder, o Rei Patógeno, e seus generais criando monstros (gigantes) para espalhar doenças pela Terra. A missão das heroinas é derrotar esses monstrengos e o "esquadrão do mal". Soa familiar, né?

 

pretty cure healin good precure monstro da semana, um bule gigante transformado em monstrengo

 

 precure healin good pretty cure, a cure grace chuta o monstro da imagem anterior

 

PreCure parece seguir a fórmula "monstro da semana", com os inimigos sendo derrotados pelas Cure trabalhando juntas, geralmente com um golpe especial. Ao longo da história, elas ganham novos poderes e ítens para ajudá-las nessa jornada. Mas a série também tem uma narrativa, com um vilão final. Ou seja, tem lutinha, tem explosão, tem emoção, tem trabalho em equipe, tem monstrengo, tem quase tudo que o tokufã gosta (só faltou megazord). Tem, inclusive, dancinha no encerramento:

 

 

 

Os próprios produtores parecem perceber o quão similar a franquias de tokusatsu é PreCure. Já foram criados materiais promocionais com a série e Kamen Rider, inclusive em alguns eventos, uma Cure e um Rider faziam meet & greet juntos. Em um mangá da Shogakukan, a Cure Heart (Doki Doki Pretty Cure) se casou com Haruto Soma (Kamen Rider Wizard).

 

Um jogo para Nintendo Switch de Lupinranger VS Patoranger é um tanto parecido com um game de Hugtto! PreCure para o mesmo console, quase como se fossem duas "skins" do mesmo produto. Os mini-games são diferentes (os de sentai têm bem mais ação), mas a "lógica" é mais ou menos a mesma e as mecânicas também parecem bastante similares. Já existiram até alguns "mini-crossover" entre as séries, como ocorreu em um encerramento com Star Twinkle e Kiramager na empreitada mais ousada do planeta.

 

Uma pequena curiosidade é que, por serem anuais, as novas temporadas de Pretty Cure, Super Sentai e Kamen Rider andam quase juntas. As estreias geralmente têm 2 semanas de diferença, com os tokusatsu da Toei Company começando e acabando antes.

 

pretty cure precure healin good, as garotas e os animaizinhos que as guiam juntos num eyecatch

 

Talvez as semelhanças entre PreCure Super Sentai venham da experiência anterior da Toei Animation com Sailor Moon  a autora assumidamente utilizava elementos de sentai na trama. Com uma equipe provavelmente já acostumada a trabalhar com esses conceitos, não só com a turma da Usagi mas também em Ojamajo Doremi, é até um pouco natural a presença deles. Não quero dizer que PreCure é uma espécie "cópia barata" de Sailor MoonDoremi ou de algum sentai, é uma franquia própria, com uma cara própria (e muito boa).

 

Eu recomendo Healin' Good para todo mundo, mas talvez seja hora de alguns deixarem de lado ser um "desenho para garotas" e se deliciarem com essas meninas mágicas derrotando monstrengos a cada semana! Mesmo faltando episódios por enquanto, dá para entender a série e aproveitar bastante por aqui!

 

Agradecimentos ao Fábio e ao Teke pela ajuda com materiais para a produção deste artigo.

 

E você? Já assistiu a algum PreCure? Pretende dar uma chance? Conte para a gente nos comentários!

 

 

© Izumi Todo / Toei Animation


perfilLaura é mestranda em Letras na USP, colunista na Crunchyroll.pt, redatora no JBox e eventualmente também escreve no Medium. Entrou nessa de desenhos japoneses por causa de Cavaleiros do Zodíaco e está aí até hoje. Para surtos e reclamações mais pessoais, o Twitter é @gasseruto.

Другие главные новости

0 Комментариев
Оставьте первый комментарий!
Сортировать по: