[QUIZ] Shoujo, shounen, seinen... ou josei? Será que você consegue acertar?

Não tem problema se confundir!

Recentemente, uma pedaço da otakusfera começou a discutir sobre a categorização japonesa de mangás. No Japão, as editoras serializam seus mangás em revistas que contêm vários capítulos de várias obras (é tipo um almanacão), e só depois publicam os volumes específicos de cada uma (só os compilados vêm para o Brasil). As revistas têm públicos-alvo específicos, informados pelo próprio editorial de cada uma.

 

Para definir o público-alvo de uma revista, a editora leva em conta idade e gênero, existindo quatro classificações mais comuns: shoujo (voltado para meninas), shounen (para meninos), josei (para mulheres adultas) e seinen (para homens adultos), com ainda algumas revistas infantis sendo classificadas apenas como kodomo ("para crianças"). Essas quatro (ou cinco) palavrinhas são tradicionalmente chamadas de demografia e as editoras japonesas colocam uma obra em uma dessas categorias por acreditarem que ela é mais adequada para um público específico.


genshiken manga

 

O problema é que homems e mulheres podem gostar de coisas muito parecidas, não sendo exatamente o tema, o traço ou os personagens da série que definem a sua demografia. Para todos os efeitos, a classificação só depende da demografia da revista em que é publicada e nós geralmente não temos acesso aos motivos da editora para decidir que uma série cabe melhor em uma determinada revista. Importante notar que esse tipo de divisão vem causando alguns questionamentos no público do lado de cá. De todo modo, demografias podem ser confusas, até porque há obras que começam em uma revista para uma demografia e terminam em outra voltada para outro público, como é o caso de Orange.

 

Todo mundo provavelmente já se confundiu nessa questão, por isso, fizemos uma brincadeira: Será que você conseguiria acertar a demografia de algumas obras só com uma imagem e o título? Tente nosso quiz abaixo, mas não vale olhar a resposta antes na internet!

 

 

Se você errou algum, ou até mesmo todos, saiba que não tem problema nenhum! Como já dito, gênero não define gosto, homens e mulheres podem se interessar por qualquer assunto. Também vale lembrar que temas mais maduros podem ser colocados para o público infanto-juvenil, e, além disso, adultos muitas vezes querem ler histórias mais descompromissadas. Por vezes, assumimos que um mangá é de uma demografia x com base em estereótipos, para não cair no erro é sempre aconselhável checar antes em que tipo de revista ele é ou foi serializado.

 

 E aí, qual foi sua pontuação? Conte para a gente nos comentários!

 


perfilLaura é mestranda em Letras na USP, colunista na Crunchyroll.pt e eventualmente também escreve no Medium. Entrou nessa de desenhos japoneses por causa de Cavaleiros do Zodíaco e está aí até hoje. Para surtos e reclamações mais pessoais, o Twitter é @gasseruto.

Другие главные новости

0 Комментариев
Оставьте первый комментарий!
Сортировать по: